Na tarde desta segunda-feira, 6, o filme nacional Marighella foi exibido no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A sessão especial contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que participou de uma roda de conversa, ao lado do ator Luiz Carlos Vasconcelos, que atuou no longa-metragem, para falar sobre a produção do filme.
A exibição especial foi promovida pelo gabinete da vereadora Lívia Duarte e o Movimento dos Sem Terras (MST), e contou com o apoio da Prefeitura de Belém. Mais de 500 pessoas acompanharam o filme, que tem duração de 155 minutos.
Emoção – Ao longo da sessão, o público se emocionou e vibrou com o enredo do filme biográfico, que conta a história do político e escritor que lutou contra a ditadura militar no Brasil. O filme foi dirigido pelo ator Wagner Moura e estreou no mês de novembro deste ano em todo o país. O prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou como o filme retrata a luta pela democracia.
"A democracia foi resultado de muita luta, sonhos e convicções de um mundo justo e feliz. Ver pessoas neste auditório que não viveram a ditadura, imagino que elas devem ver esse filme como uma riqueza enorme de informação".
A espectadora Fernanda Mendonça, de 33 anos, assistiu as duas horas e meia de filme. A jovem ressaltou como é importante destacar os momentos da nossa história.
"Foi um momento emocionante. Sou historiadora e vejo esse filme como uma aula de história. Eu percebi como foi emocionante para alguns aqui presentes, aqueles que acompanharam essa época de perto e para outros que tiveram o primeiro contato com a ditadura militar por meio do filme".
A vereadora Lívia Duarte destacou os movimentos sociais que contribuem com a memória. "Todos nós que viemos dos movimentos sociais sabemos a importância de quem veio antes. Foi muito importante reviver a memória de lutadores e lutadoras que fizeram muito pelo Brasil.
Debate – Após a exibição do longa, o prefeito Edmilson Rodrigues, o ator Luís Carlos Vasconcelos, a vereadora Lívia Duarte, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e a professora Zélia Amador de Deus, participaram de um roda de conversa sobre o filme.
O ator Luiz Carlos, que interpretou o personagem Branco, se emocionou com a receptividade do público em Belém.
"Vocês não têm ideia do que representou para mim estar aqui hoje. Foi muito além do que uma sessão de cinema. Um plateia engajada, que se deixou tocar por uma história terrível e bonita ao mesmo tempo. É um filme que mostra um homem que tomou para si a nossa liberdade".
O prefeito Edmilson Rodrigues elogiou o longa nacional. "O roteiro é de uma precisão, não tem um momento que você não acredite nisso. É fascinante! A equipe está de parabéns, o elenco faz de Marighella um vencedor de prêmios", concluiu.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								