Prefeito Edmilson Rodrigues recebe agradecimentos da banda Afro Axé Dudu

Um gesto simbólico de agradecimento feito por integrantes da banda paraense Afro Axé Dudu para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, expressa o reconhecimento do grupo ao compromisso do gestor municipal com o segmento cultural. "Todos nós da banda decidimos entregar uma carta de agradecimento ao Edmilson, pois ele sempre teve esse olhar para a cultura e, principalmente, para a cultura negra. E sempre deu oportunidade não só para nós, mas para outros grupos também'', declarou a pedagoga e back vocal da banda, Eneida Maria D'Albuquerque Santos.

A carta de agradecimento faz referência à Emenda parlamentar do Projeto que leva o título "Axé Dudu: Cedenpa 40 anos de R-Existência Negra na Amazônia", aprovada quando Edmilson Rodrigues era deputado federal.

A banda entregou a carta ao prefeito no último dia 23, durante a primeira edição do Julho das Pretas, pois o evento além de celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, que foi uma líder quilombola de destaque, também homenageou mulheres negras de Belém e uma delas foi Maristela Albuquerque Santos, que era integrante da banda e faleceu em 2009.

"Como uma das integrantes da banda que não está mais nesse plano, já foi para o orum, estava sendo homenageada, nós aproveitamos o evento para entregar a carta e agradecer ao Edmilson. A Maristela foi a primeira vocalista da banda e foi homenageada na exposição, porque ela tem uma importância como mulher e militante do Cedenpa até hoje'', afirmou Eneida Santos.

A emenda parlamentar garantiu recursos para que a banda Afro Axé Dudu pudesse produzir e gravar o material musical do grupo em homenagem aos 40 anos do Centro de Estudo e Defesa do Negro (Cedenpa), comemorado em 08 de agosto de 2020. O Cedenpa é uma entidade que trabalha no combate ao racismo e em defesa do negro, atuando nas mais diversas frentes, sobretudo focando o dever do Estado (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público), que tem uma dívida histórica com a população negra.

Para a banda Afro Axé Dudu, a emenda teve um papel importante no sentido de valorizar o patrimônio cultural afro-amazônico em sua forma mais ancestral, utilizando ritmos africanos como o Ijexá. A medida ainda beneficiou o grupo trazendo capacitação para os músicos na rítmica e na oralidade afro-brasileira, preparando o vocal através de oficinas e rodas de conversa.

Texto: Lana Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar