Prefeito Edmilson Rodrigues recebe o músico e escritor Mário Lúcio Sousa

Cultura, racismo e as semelhanças entre Belém e Cabo Verde foram os temas do encontro entre o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o músico e escritor Mário Lúcio Sousa, realizado na noite desta quarta-feira, 8, no Gabinete Municipal.

O artista natural de Cabo Verde, país do continente africano, está em Belém para se apresentar na Jornada de Gratidão aos Povos Negros, evento organizado pela Prefeitura de Belém, alusivo ao Dia Internacional para Pessoas de Descendência Africana, e também de uma conferência com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a cooperação que a prefeitura vem fazendo com outros países, por meio da Coordenação de Relações Internacionais (Corint) do município de Belém.

“Estamos trabalhando e ampliando as nossas relações internacionais. Vamos receber o embaixador do Reino Unido, reunimos com o grupo Internacional Progressista (IP), composto por pessoas de diversas nacionalidades, e teremos o Fórum Social Pan-Amazônico”, informou o prefeito.

Nascido na cidade de Tarrafal, em Cabo Verde, Mário Lúcio foi ministro da Cultura em seu país, entre os anos de 2011 e 2016, quando levou representantes do carnaval de Belém para um intercâmbio no país africano.

Visitando a capital paraense pela segunda vez, o artista contou sobre uma curiosidade quando esteve pela primeira vez em Belém. “O que mais me chamou atenção aqui, pela primeira vez que estive, foi um barco escrito transporte escolar. Fiquei encantado, pois acredito e aposto na educação”, informou animado.

A apresentação do artista está agendada para a noite desta quinta-feira, 9, que vai marcar a abertura da Jornada da Gratidão. “Quero parabenizar a prefeitura por essa jornada da gratidão. Achei uma excelente ideia e sugiro que internacionalize este evento, chamando pessoas de outros países”.

O artista aproveitou para ressaltar o combate ao racismo. “O maior espaço contra o racismo é a escola. Só se combate racismo com educação”, assegurou.

Serviço – A abertura da Jornada de Gratidão aos Povos Negros será nesta quinta-feira, 9, a partir das 19h, no Teatro Margarida Schivasappa, localizado no térreo do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), na avenida Gentil Bittencourt.

Será obrigatório o uso de máscara e de distanciamento social e será exigida também a apresentação do cartão de vacinação ou do aplicativo Conecte SUS, a fim de comprovar que a pessoa tenha tomado ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A capacidade de público no teatro será reduzida para 150 pessoas, por ordem de chegada.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar