O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esteve nesta quarta-feira, 12, na Escola de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no Guamá, onde fica localizado um dos postos de imunização contra a Covid-19, para acompanhar a vacinação das grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), que fazem parte do grupo desta fase da campanha.
Ao lado do secretário de saúde de Belém, Maurício Bezerra, e da titular da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Lívia Noronha, o prefeito acompanhou a vacinação no local. "Estou muito feliz por Belém tomar a dianteira e vacinar todas as mulheres grávidas da capital. Todas as mulheres que comprovarem a gestação, de acordo com os requisitos, poderão receber a vacina. Avaliamos que é direito das mulheres de proteger a si e as crianças que elas esperam", comentou o prefeito.
Neste novo cronograma aberto pela Prefeitura as grávidas e puérperas, com idade a partir de 18 anos, podem se vacinar, independente de comorbidade. A vacina utilizada para imunizar as gestantes é a da Pfizer e de acordo com titular da Sesma, Maurício Bezerra, esta é a primeira chamada para este grupo.
“Vamos abrir outros dias para a vacinação das grávidas e puérperas. A pessoa deste grupo que, por algum motivo, não compareceu hoje, poderá ir em um outro momento na segunda chamada para a vacinação“, explicou.
A bióloga Verena Mello, de 31 anos, está com 34 semanas de gestação. Grávida do primeiro filho, Verena fez questão de receber a vacina. "Estou me sentindo muito aliviada por estar me protegendo e protegendo meu filho. Vi muitas noticias sobre problemas que a vacina causa para gestantes, mas não tive medo. Eu recomendo que as mulheres venham e recebam a vacina que salva vidas”, comentou.
Com 16 semanas de gestação, Jéssica Silva, de 20 anos, acompanhou todas as etapas de vacinação divulgadas pela prefeitura e comemorou a oportunidade de receber o imunizante. “Passou muita coisa na cabeça quando recebi a minha dose. Depois de tantas tragédias, é um certo alivio ser vacinada. Espero que chegue o momento desta pandemia terminar” , disse.
Enfermagem – Durante a visita, o prefeito Edmilson Rodrigues fez questão de parabenizar as enfermeiras e enfermeiros que atuam na linha de frente contra a Covid e na campanha de vacinação, sobretudo, pelo dia 12 de maio, data que celebram o Dia Internacional da Enfermagem.
“Muito raro não encontrar enfermeiros que não sejam a expressão do amor à vida e dedicação à profissão. Na pandemia, estamos acompanhando essas heroínas e heróis, que atuam nesta profissão dominada pelas mulheres, trabalhando diariamente. Na condição de prefeito de Belém, quero agradecer a categoria por toda essa dedicação“, ressaltou o gestor municipal.
No posto de vacinação da Escola de Enfermagem, mais de 20 enfermeiros estão trabalhando na campanha de vacinação. Recém-formada em Enfermagem, Adrielly Alciane, de 26 anos, trabalha no posto de vacinação desde o início do ano e destacou a importância do trabalho da classe profissional durante esse período de vacinação.
“O trabalho está sendo árduo. Trabalhar em campanha de vacinação, onde as pessoas então ansiosas pela vacina, não é fácil. Mas tem sido prazeroso levar esperança de dias melhores à população”, destacou.
Texto: Victor Miranda