"Max Martins é um dos grandes poetas da humanidade, que honra o Brasil e a poesia mundial". Foi com esta frase que o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, definiu o poeta Max Martins, homenageado na tarde desta sexta-feira, 17, com o lançamento do livro Say it (over and over again). Em português significa Diga (uma e outra vez).
A tarde de homenagens, poesias e lembranças, emocionou os convidados presentes no Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizado na avenida Governador José Malcher, para o lançamento do livro.
A obra literária foi produzida pelo escritor Age de Carvalho, amigo pessoal de Max, que desde 2016 vem reunindo uma coletânea do poeta paraense, finalizando o projeto com o livro lançado nesta sexta-feira.
"Foram reuniadas todas as obras do Max Martins, mas encontrou-se muitas coisas inéditas, algumas publicadas em revistas e jornais, e um parceiro do Max Martins, Age de Carvalho, junto com a Simone Neno, que a é idealizadora desse projeto, que envolveu várias pessoas para fazer a parte de pesquisa, uma verdadeira arqueologia da obra do Max Martins, e saiu o maravilhoso 11º livro", comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Obra – Em Say it (over and over again), Age de Carvalho reuniu poesia inédita de Max Martins, além de outras já publicadas em jornais e do acervo da UFPA.
Emocionada, Nazaré Martins, filha do homenageado, agradeceu e ressaltou a grandiosidade do pai. "Estamos extremamente agradecidos por este evento de falas emocionantes para o nosso pai. Foi lindo ouvir as poesias dele interpretadas por outras pessoas", disse emocionada.
Presidente do Conselho da Editora da UFPA (Edufpa), que publicou a obra, o professor João de Paes Loureiro lembrou com carinho do amigo.
"Fomos muito ligados durante um período. Ele era uma pessoa com demonstração de amizade e carinho. Ele caminhou, durante uma fase, pela linguística. É uma valorização da linguagem poética, de uma forma muito dominante".
Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o trabalho realizado pela editora da universidade vai contribuir para que o legado do poeta Max Martins seja sempre lembrado.
"A universidade fica muito feliz de publicar essa obra, possibilitando que muito mais pessoas o conheçam", concluiu.
Poeta – Max Martins nasceu em Belém, em 20 de junho de 1962, foi autor de diversas obras e fundou, além de ter dirigido, a Casa da Linguagem. Já recebeu título da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ganhou o título de Doutor Honoris Causa da UFPA. O poeta faleceu em 2009.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								