Prefeito prestigia lançamento de livro que destaca o poder judiciário na defesa dos direitos do cidadão

“Uma demonstração de como alguém, da minha geração de professores, uma geração que era da academia, mas era também da profissão, pensava o Direito e trabalhava os temas jurídicos”, definiu o desembargador Milton Nobre, no lançamento do seu livro Tratando direito de Direitos. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 26, no Salão Nobre do prédio-sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), em Belém.

O prefeito Edmilson Rodrigues prestigiou o evento e destacou a trajetória do desembargador Milton Nobre na contribuição da história do direito e nas conquistas legais no Estado do Pará. “Ele teve um papel protagônico durante a Constituição Estadual, na qual eu tive a honra de ser deputado constituinte. Depois ele foi diretor do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará, e fizemos uma parceria quando eu era prefeito. O auditório na UFPA teve apoio da prefeitura e foi uma das primeiras parcerias entre a gestão e a Universidade”, recordou.

Por mais de 30 anos, Milton Nobre foi professor de Direito Comercial da Universidade Federal do Pará (UFPA), na qual começou a lecionar em 1972 como auxiliar de ensino. Posteriormente, ingressou na carreira do magistério superior por meio de concurso de provas e títulos e, desde 1976, exerceu os cargos de procurador e consultor-geral do município de Belém.

O inspetor geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro, lembrou a importância do jurista na criação do órgão, em 1991. “Esse livro é muito significativo pelo autor, um dos que iniciaram a Guarda em Belém, e para nós é uma alegria. O livro certamente trará mais esclarecimentos na questão do direito e da justiça”, acredita.

Livro “Tratando direito de Direitos” – A obra é uma coletânea, com temas inéditos e já publicados pelo magistrado, e reúne artigos, palestras, conferências e outros estudos jurídicos produzidos por ele nas últimas décadas, desde quando deixou a advocacia e o magistério, para dedicar-se prioritariamente ao exercício da magistratura como desembargador do TJPA. O livro não contém prefácio. O decano do TJPA redigiu uma nota na qual fez breve homenagem à memória do jurista e professor Zeno Veloso, amigo pessoal e colega de magistério que o incentivou a publicá-lo e estava encarregado de redigir o prefácio. Zeno Veloso morreu em março deste ano, vítima da Covid-19.

Texto: Madson Sousa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar