A importância da participação popular nas ilhas e bairros de Belém e a necessidade de plenárias virtuais em todas as reuniões, para abranger todos os públicos, do adolescente ao idoso, nas setoriais das lutas sociais específicas, que não possam comparecer às reuniões presenciais.
Foi o que destacou o prefeito Edmilson Rodrigues em reunião com mobilizadores do programa Tá Selado e Agentes de Participação Cidadã realizada nesta quinta-feira, 2.
"Proporcionar essa participação em modo remoto é também expandir os processos de democratização desse processo de participação cidadã", afirmou o prefeito.
Durante o encontro, Edmilson Rodrigues informou que vai participar, no México, de evento que reunirá cidades da América Latina para discutir experiências de gestão em políticas de inovação tecnológica e social.
O Tá Selado aprovou obras para o orçamento de 2022 em todos os distritos. E as experiências desse processo, que reuniu mais de 40 mil pessoas durante a pandemia da covod-19, agora estão sendo reconhecidas.
As práticas da participação cidadã renderam a Belém presença em projetos internacionais de cooperação como o InovaJuntos, um programa de capacitação técnica em áreas estratégicas das políticas sociais e de inovação tecnológica, em cooperação com as federações de municípios e União Europeia.
A participação das pessoas em processos interativos por meio da plataforma "Decide Belém", decisiva para a elaboração de propostas e acompanhamento e fiscalização de obras e serviços, promovendo uma concreta ação de cidadania na cidade, também foi destaque na fala do prefeito.
Ele ainda incentivou a Segep a organizar o pioneiro projeto da gestão, que é o Congresso das Crianças e dos Adolescentes.
Junto com o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cláudio Puty, Edmilson Rodrigues reafirmou que o Tá Selado já está plantando sementes para ser conhecido internacionalmente e inspirar outras experiências de participação popular no mundo.
"A plataforma digital Tá Selado é um importante meio para a concretude das ações da participação cidadã e a comunicação permanente com os cidadãos e cidadãs é mola propulsora desses processos de engajamento social", concluiu o prefeito.
Texto: Prefeitura Municipal de Belém
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								