A Prefeitura de Belém abriu inscrições para o seminário “Primeiros Passos: Infâncias na Amazônia”, que será realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2025, das 9h às 17h, no Auditório do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O evento é voltado a servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário dos municípios da Região Metropolitana de Belém e tem carga horária de 12 horas.
O evento é voltado a servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário dos municípios da Região Metropolitana de Belém e tem carga horária de 12 horas.
As inscrições estão abertas até 12 de agosto (às 14h) e podem ser feitas no site (https://tcepa.tc.br/seminarioprimeirospassos/)
O seminário reunirá representantes dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Barcarena, com o objetivo de articular políticas públicas integradas que garantam os direitos de crianças de 0 a 6 anos, colocando a Primeira Infância no centro da agenda municipal.
Compromisso desde os primeiros passos
“É uma alegria muito grande ver a Primeira Infância consolidada como referência na pauta das políticas públicas. A gente sabe que os desafios e as potencialidades são muitos. Mas desde o início desse ano, sob a liderança do prefeito Igor Normando e com o empenho da superintendente Flávia Marçal, temos trabalhado com educação para fortalecer e resgatar ações fundamentais voltadas para o cuidado, para a educação e para a proteção das nossas crianças. Esse seminário Primeiros Passos é uma oportunidade de unir esforços, de trocar experiências e reafirmar o compromisso da Prefeitura com o futuro delas,” disse Fabíola Cabral, Primeira-dama de Belém.
Ações da Prefeitura de Belém em âmbito da Primeira Infância
Desde a criação da Superintendência da Primeira Infância, em março de 2025, a Prefeitura de Belém tem avançado na construção de uma política sólida e intersetorial voltada para os direitos das crianças:
- Iniciou a implantação da Praça da Primeira Infância, com brinquedos inclusivos e espaços sensoriais;
- Distribuiu kits de leitura às famílias por meio do programa Pró‑Leitura Belém;
- Ampliou creches nos bairros Guamá, Sacramenta e Pratinha;
- E aderiu ao Pacto da Infância e Juventude, promovendo uma agenda que integra justiça climática e cuidado infantil.