Prefeitura anuncia resultado preliminar do concurso nacional Parque do Igarapé São Joaquim nesta segunda, 4

A Secretaria Municipal de Saneamento de Belém do Pará (Sesan) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) anunciam nesta segunda-feira, 4 de abril, o resultado inicial do concurso público nacional de projeto de arquitetura da paisagem – Parque Urbano Igarapé São Joaquim. O evento on-line terá transmissão simultânea, a partir das 18h, pelos canais do IAB e da Prefeitura de Belém no Youtube. Já no dia 28 de abril, será anunciado o grande vencedor.

Ao todo, foram 18 projetos inscritos de diversos estados brasileiros. Durante a avaliação dos trabalhos inscritos foram considerados critérios nos eixos ambiental, mobilidade e acessibilidade urbana, social, econômico e ambiência amazônica e a arquitetura da paisagem.

O concurso tem como objetivo a requalificação urbana, ambiental e da arquitetura da paisagem da área do entorno do igarapé, passando por 20 bairros da capital paraense. O projeto também prevê a criação do Parque Igarapé São Joaquim, que terá área de 6,48 hectares e 4,6 km de extensão.

Toda a obra está orçada em R$ 160 milhões e deve passar por licitação ainda este ano. A expectativa da Prefeitura de Belém é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2023.

“Buscando fazer uma intervenção urbanística para requalificar o espaço ao longo do Igarapé São Joaquim, o concurso irá beneficiar a população circunvizinha diretamente e a população de Belém como um todo, de forma indireta, no que diz respeito às áreas verdes, mobilidade urbana, espaços de convivência, equipamentos públicos e outros”, destaca o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Critérios

No eixo ambiental serão avaliadas a disponibilidade de área verde para auxiliar no escoamento das águas, na redução da temperatura e as matas ciliares para preservar o igarapé como rio e a qualidade da água.

No quesito mobilidade e acessibilidade urbana, o projeto tem que prever a articulação das vias laterais do canal São Joaquim e a conexão com as ruas e vilas existentes no entorno, com calçadas, abrigos, considerando as rotas acessíveis.

No aspecto social, o projeto precisa contemplar crianças, o jovens, adultos e idosos, com espaço de encontro e lazer. O quarto quesito é o econômico e visa à geração de renda para a comunidade.

“Não adianta fazer uma obra como essa sem transformar a vida das pessoas. Serão postos e quiosques, que sirvam para geração de renda para pessoas carentes, que também vão receber qualificação. Por último, queremos que o projeto apresente ambiência amazônica, que os equipamentos reflitam as nossas raízes e que a estética expresse a nossa cultura", esclarece o arquiteto José de Andrade Raiol, do departamento de projetos especiais da Prefeitura, e que também faz parte do júri do concurso.

Para a presidente do IAB, Maria Elisa Baptista, os concursos públicos de projetos “educam os arquitetos que dele participam, educam o gestor público, que identifica as inúmeras possibilidades e escolhe as melhores alternativas. São materiais de pesquisa para estudantes e professores, causam deslumbramento em todos que vêm as exposições e as novas ideias. Acima de tudo, os concursos estimulam a crítica e o debate sobre o que seja uma boa arquitetura, sobre o que queremos para nossas cidades”.

Maria Elisa Baptista destaca ainda que os concursos têm se mostrado ferramenta poderosa para projetos de todos os portes, uma forma de licitação democrática e aberta a inovações, revelando jovens talentos e ideias contemporâneas.

Serviço:

Anúncio do resultado preliminar do Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura Parque Urbano Igarapé São Joaquim
Segunda-feira (4/4), às 18h.

*Youtube IAB https: //www.youtube.com/c/IABDN
* Prefeitura de Belém no Youtube: https://www.youtube.com/c/PrefeituradeBel%C3%A9mOficial

Texto: Prefeitura Municipal de Belém

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar