Prefeitura apoia Orquestra de Violoncelistas da Amazônia

Uma das prioridades da Prefeitura de Belém é incentivar os artistas da terra e promover a cultura paraense, através de apoio para apresentações, viagens, entre outros. Dessa vez, o apoio será dado à Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, que fará duas viagens internacionais nos meses de junho e julho.

No próximo, sábado, 20, o grupo embarca para a Suíça, onde se apresentarão na cidade de Lausanne até o dia 04 de julho. Em seguida, a orquestra participa do 26º Festival Eurochestries, do dia 5 ao dia 16 de julho.

“O grupo está preparado para as apresentações na Suíça e França. Já fizemos outros shows internacionais e dentro do Brasil também. Fomos convidados por causa da nossa perseverança, fizemos shows em praças e conseguimos recursos para manter o grupo, essa atitude se tornou tema de palestra na Suíça e, assim, surgiu o convite”, declarou o coordenador da Orquesta, professor Áureo de Freitas.

Os 22 integrantes da orquestra vão levar o show “Cello Extravaganza”, uma mistura de clássico com rock and roll. Na noite desta quarta-feira, 17, o grupo se apresentou na Escola de Música da UFPA, as apresentações experimentais fazem parte da preparação dos músicos para os eventos internacionais.

Izabela Cardoso toca há quatro anos e nunca fez uma viagem internacional, a ansiedade está grande. “Estou me preparando a cada dia, ensaio na escola e em casa. Essa viagem vai ser uma experiência muito boa e vou ter crescimento profissional, pois quero seguir carreira na música”, destacou Izabela.

Diferente de Izabela, Ian Souza de 19 anos, já fez apresentações na China com a Orquestra. “Já tenho experiência em tocar fora do Brasil, mas a adrenalina é a mesma da primeira vez. É muito bom mostrar o nosso trabalho para o mundo, voltamos com um aprendizado ainda maior”, disse Ian.

A Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (Amazon Cello Choir) foi criada em 1998 pelo Professor Dr. Áureo de Freitas e já faz parte da agenda cultural não só de Belém, mas nacional e internacional. Atualmente, o grupo é composto essencialmente por jovens e adultos, que apresentam repertório inovador que reúne compositores da música erudita, música popular paraense e rock.

A estudante Izadora Almeida, faz aulas de violoncelo há três anos e estava na plateia, na Escola de Música da UFPA, admirando a apresentação. “Torço muito por eles, desejo muito sucesso nessa viagem e que eles voltem com uma bagagem de conhecimento maior, quero um dia fazer parte desse grupo e viajar com eles também”, afirmou.

Texto: Priscylla Gester

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar