Prefeitura apoia programação da Semana do Judiciário Fraterno em Mosqueiro

O distrito de Mosqueiro recebe até domingo, 16, a programação da Semana do Judiciário Fraterno, promovida pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com sede em Belém. A desembargadora do Trabalho, Maria Zuíla Lima Dutra, uma das coordenadoras do projeto, abriu a programação com a palestra “Os desafios do mundo do trabalho e a proteção da infância após a pandemia”, para o público de crianças, mulheres e jovens, nesta terça-feira, 11, no espaço Beija-Flor, no bairro da Vila, em Mosqueiro.

A ideia principal do TRT com a programação é a valorização da mão de obra feminina, considerando que 45% dos lares brasileiros são administrados por mulheres e mães solo. O evento tem apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa – CRAS/Mosqueiro), CREAS Marialva Casanova Guimarães e Agência Distrital de Mosqueiro (Admos).

Programação – Além das palestras, a Semana promove cursos e oficinas de biojoias, de bolos, doces e informática básica, além de atividades lúdicas, danças circulares, rodas de conversa, passeios em lugares turísticos da ilha de Mosqueiro e um minitorneio de futebol, com participação do árbitro paraense Dewson Freitas.

Segundo a juíza do trabalho, Vanilza Malcher, que divide a coordenação do projeto com a desembargadora Maria Zuíla, a comissão entende que, cuidando das mulheres, haverá maior alcance às crianças e jovens e adolescentes.

“O combate ao trabalho infantil passa pelas mulheres, pois, são elas as tratadoras, as que cuidam das crianças, dos adolescentes e jovens. Já sabemos que 45% das casas brasileiras têm mulheres à frente, por isso, nós precisamos apoiar essas mulheres, dar segurança para que elas não coloquem as crianças para trabalharem”, destacou a magistrada.

Sensibilização – A programação também destaca as rodas de conversa sobre a “Valorização da Mulher na Sociedade e no Mercado de Trabalho”, tendo como mediadora a juíza Léa Sarmento; e o Futebol: Encantos e Desencantos, com Fábio Augusto Nobre, que é padrinho-Cidadão do TRT e voluntário do projeto, que está pela primeira vez no distrito de Mosqueiro, após passar pelas cidades de Soure e Salvaterra, na ilha de Marajó, e Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Parceria – A juíza Vanilza Malcher fez questão de agradecer a parceria da Prefeitura de Belém e de empresários da iniciativa privada de Mosqueiro. “Estou muito feliz pelas parcerias, sobretudo da Prefeitura, por meio do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Agência Distrital, os quais estão servindo de sede para atividades do projeto. Isso é muito importante porque unidos somos mais fortes”, disse.

Inclusão social – Para Arlete Caldas de Freitas e Ana Laura dos Santos Oliveira, que estão participando da oficina de biojoia, a programação está abrindo portas para ajudar na renda de casa. “Eu gosto muito de bijuterias e poder fazer é uma realização pessoal e ainda vai me ajudar a ganhar dinheiro com o meu trabalho”, disse Arlete. “Eu também quero aprender e transformar isso tudo em terapia ocupacional”, completou Ana Laura.

Todos os cursos e oficinas reúnem mulheres, jovens, adolescentes e crianças. O corpo de voluntários ajuda nas tarefas e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) também está presente nas ações do passeio praiano com crianças e pessoas com deficiência. De acordo com a juíza Vanilza Malcher, o projeto contempla a inclusão social e ganhou notoriedade pela junção das comissões de acessibilidade e de incentivo à participação feminina no judiciário.

O projeto segue até o final de 2022, quando deverá passar por avaliações, uma vez que conta com equipe de voluntariado, padrinhos cidadãos e o poder público. “Nós que estamos à frente das ações, dividindo nosso tempo entre as atividades das audiências e sentenças, mas estamos firmes e felizes pela realização”, disse a magistrada Vanilza Malcher. A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, também participou da abertura oficial da programação.

Serviços
Semana do Judiciário Fraterno – Mosqueiro (11 a 16/07/2022)

  • 13/07 – Roda de conversa
    8h30 às 10h – Protagonismo juvenil – sonhos, habilidades e saberes – Walcircley Alcântara;
    Local – Agência Distrital
    10h às 11h – A importância do Programa da Aprendizagem e de estágio na formação profissional dos jovens – desafios e perspectivas – juíza Vanilza de Souza Malcher;
    Local – Agência Distrital
  • 15/07/2022 – Encerramento
    Com exposição e comercialização das oficinas de biojoias e da panificação
    Apresentação de danças e recital de poesias

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar