Prefeitura celebra Dia da Língua Brasileira de Sinais

Programação foi realizada pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) na Escola Walter Leite Caminha, sede do primeiro Polo Bilíngue de Libras e Língua Portuguesa de Belém.

Hoje, 24 de abril, é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para celebrar a data, a Prefeitura de Belém preparou uma programação especial com palestras, apresentações teatrais e músicas que abordaram a importância da Libras na educação municipal.

O evento foi organizado pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Leite Caminha. A escola é sede do primeiro Polo Bilíngue de Libras e Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Belém, assegurando o ensino de Libras como primeira língua da comunidade surda, seguida pela língua portuguesa na forma escrita.

O objetivo da programação foi conscientizar todos os alunos, sejam surdos ou ouvintes, sobre a importância da Lei de Libras no Brasil, implantada em 24 de abril de 2002, que oficializa a língua com a qual as pessoas surdas se comunicam no País.

“É uma data muito importante, pois marca um avanço no reconhecimento e valorização da Língua Brasileira de Sinais, desmistificando a marginalização da Libras e trazendo à tona os avanços no campo da educação bilíngue para alunos surdos”, afirmou o coordenador do Crie, Marcos Lopes.

Marcos Lopes falou ainda sobre os avanços que a Prefeitura de Belém vem promovendo na educação para crianças com deficiência auditiva, com a criação de novos polos bilíngues que atendam os distritos administrativos da capital, a expansão das equipes para o atendimento de alunos surdos e a qualificação dos profissionais da educação em Libras. 

“A partir de 2025, a Semec realizou estudo e análise da proposta de continuidade do Polo de Educação Bilíngue, revisando e corrigindo rotas do plano de trabalho, sem paralisar o atendimento aos demais alunos surdos das escolas de outros distritos. Também já está em processo de estudo a criação de outros polos bilíngues, buscando ampliar o atendimento desta modalidade de ensino e qualificar mais ações que não foram pensadas no início da implementação”, disse o coordenador.

Para Maria Clara Dantas, de 10 anos, estudante do 5º ano na Escola Walter Leite Caminha, a implantação do Polo Bilíngue na escola a fez se integrar mais com os outros estudantes e compreender melhor as matérias. “A minha acompanhante Pamela [Pamela Souza, acompanhante especializada em Libras] me ajuda muito a entender o que o professor ensina. Os meus colegas também me chamam para brincar, antes não era assim”, contou a estudante.

A secretária de Inclusão e Acessibilidade de Belém, Nay Barbalho, participou da mesa de abertura da programação e colocou a secretaria à disposição para propostas inclusivas. “Essa é uma pauta que me é sensível. A nova Secretaria de Inclusão e Acessibilidade está de portas abertas para apoiar a Educação Especial e Inclusiva de Belém”, afirmou.

Ainda este ano o Crie vai implantar novas ações no Polo Bilíngue, como oficinas pedagógicas e workshops inclusivos para qualificar práticas pedagógicas e atividades na escola.

Texto: Luís Miranda, Ascom Semec

  • Texto: Élida Cristo Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar