Prefeitura celebra parceria com Tribunal Regional do Trabalho para coleta de materiais recicláveis

Com objetivo de ampliar a coleta de resíduos sólidos destinados para reciclagem ou reaproveitamento, a Prefeitura de Belém, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan), firmou com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, um Termo de Cooperação Técnica para coleta, transporte, tratamento adequado e destinação final dos rejeitos que não puderem ser aproveitados.

O termo foi assinado na manhã desta terça-feira, 18, pelo Prefeito Zenaldo Coutinho, pela presidente do TRT da 8ª Região, Desembargadora Suzy Elizabeth Cavalcante Koury, e pelos secretários da Sesan, Claudio Mercês e da Semma, Pio Neto.

“Destacamos que esta é a ratificação do nosso compromisso socioambiental. Estamos muito felizes com o comprometimento do prefeito Zenaldo Coutinho que nos mostra que estamos indo ao encontro daquilo que entendemos ser melhor para a cidade. Então, nos comprometemos a fazer nossa parte neste processo e também nos colocamos a disposição para contribuir na divulgação desse modelo para outros órgãos”, pontuou a desembargadora.

De acordo com Zenaldo Coutinho, o documento reforça o comprometimento institucional. “No caso do TRT este comprometimento é uma norma viva e amplamente difundida entre os servidores que colaboram com a separação dos materiais recicláveis. Ou seja: já existe uma prática consolidada de reaproveitamento de recicláveis com envolvimento de todos. A nossa expectativa é de que essa prática seja um grande exemplo a ser seguido e que seja replicado para outras instituições em parceria com a prefeitura”, declarou o prefeito.

O secretário da Sesan explicou que o material reciclável será previamente separado pelo TRT8 para ser recolhido por catadores associados que contam com apoio da Prefeitura. “Disponibilizamos galpões, caminhões e toda estrutura técnica e logística para o desempenho da atividade. O material então passará por uma triagem e será revestido em fonte de renda para centenas de famílias”, explicou.

“Nossa meta é buscar, cada vez mais, o envolvimento da sociedade civil para que esteja envolvida com as politicas de preservação ambiental e redução do lançamento irregular de lixo”, completou Claudio Mercês.

Texto: Lauro Lima

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar