Prefeitura constrói abrigo completo para pessoas em situação de rua

O "Espaço Acolher" já tem 50% das obras concluídas, e irá funcionar diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados.

Crédito: Rayana França

Em uma ação inédita, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA),está construindo um abrigo noturno com estrutura completa para pessoas em situação de rua.

Localizado no centro comercial de Belém, na rua Aristides Lobo, o abrigo irá se chamar “Espaço Acolher”, e terá mais de 60 vagas para adultos e famílias em situação de rua passarem a noite e usufruírem de uma infraestrutura com banheiros, cozinha, sala de acolhimento e ambulatório.

O espaço também estará disponível à população LGBTQIAPN+ e PcD em situação de pobreza extrema, vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, ou em situação de abandono, migração, refúgio e em trânsito.

O Espaço Acolher irá proporcionar alimentação, vestuário, segurança, higiene pessoal, acessibilidade, acompanhamento social, médico e psicológico. O local estará de portas abertas diariamente, das 19h às 7h, inclusive aos finais de semana e feriados, até a lotação das vagas.

Os usuários acompanhados de animais de estimação terão espaços para acolhida e cuidados de animais, e lugar para guardar os bens pessoais e utensílios de trabalho.

Atendimento multidisciplinar

Uma equipe multidisciplinar estará à disposição dos usuários do abrigo. Ela será composta por profissionais qualificados, incluindo assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e profissionais da saúde. Eles atuarão de forma integrada, para atender às demandas específicas de cada usuário. Também irão oferecer informações sobre redes de equipamentos públicos de proteção e acesso a direitos, acolhimento e regulação de demandas dos usuários, assim como suporte para reinserção no mercado de trabalho.

Com 50% das obras concluídas, o abrigo simboliza o primeiro grande passo da Prefeitura de Belém de um projeto para garantir dignidade e qualidade de vida às pessoas em situação de rua.

“Uma das maiores dificuldades para as pessoas em situação de rua é ter um lugar para passar a noite, onde se tenha alimentação, higiene, acolhimento, acompanhamento médico, psicológico, e assistência social. Pensando nisso, nós estamos construindo este abrigo. É uma obra completa, que irá garantir, a essas pessoas, uma vida digna e a reinserção na sociedade”, destaca Igor Normando, prefeito de Belém.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar