Prefeitura de Belém adquire Datacenter de última geração e promove migrações de sistemas

A Prefeitura de Belém adquiriu o novo Datacenter, que vai ampliar em mais de 400% a capacidade de processamento de dados do parque tecnológico municipal. Adquirido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), o Datacenter, de última geração, encontra-se na fase final de implantação.


“Esta nova infraestrutura tecnológica vem promover mais eficiência para a população que acessa os serviços municipais e também mais agilidade e segurança aos servidores que gerenciam os sistemas corporativos da Prefeitura”, explica o presidente da Cinbesa, Antônio Paracampo.


Segundo presidente da Cinbesa, isso é possível graças ao upgrade da arquitetura de rede ligada ao Datacenter, que garante um melhor desempenho na comunicação de dados. O investimento orçado em mais de R$ 3,5 milhões, abrange também uma nova plataforma de cibersegurança, com ferramentas robustas que fortalecem a proteção no acesso aos dados e sistemas.


O novo Datacenter opera no modelo de tecnologia de hiperconvergência, que possibilita tornar virtual toda a infraestrutura de tecnologia e informação, permitindo automatizar recursos por meio de software.


Migrações de Sistemas


Objetivando o pleno funcionamento dos sistemas corporativos da Prefeitura, a Cinbesa vem realizando migrações de dados e alguns sistemas ao longo da semana, das 16h às 22h. Durante esse procedimento, alguns sistemas são suspensos e podem apresentar instabilidade.


Para minimizar transtornos aos usuários externos, a próxima etapa de migrações de sistemas iniciará a partir das 17h desta sexta-feira, 1º de novembro, até as 12h de domingo, 3, período de acessos mais escassos por ser fim de semana.


Ao fim das migrações, caso o usuário não consiga acessar plenamente determinado serviço, recomenda-se relatar por email para o endereço eletrônico da Cinbesa (centraldechamados@cinbesa.com.br).

Texto: Lucas Damasceno

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar