Prefeitura de Belém adquire primeira varredeira mecanizada

A remoção de resíduos em áreas urbanas é uma missão constante, pois a cidade precisa estar limpa para garantir uma habitação mais saudável e digna aos moradores. Por isso a Prefeitura de Belém trabalha para promover o bem-estar da população, investindo em equipamentos eficientes e modernos.

Na manhã desta sexta-feira, 02, o prefeito Edmilson Rodrigues participou de uma demonstração da primeira “varredeira mecanizada” adquirida pela prefeitura. A demonstração do novo equipamento ocorreu na Avenida Júlio César.
“Estamos testemunhando um momento importante do avanço técnico da limpeza da nossa cidade. Algo que já existe em grandes metrópoles do mundo, chegou à Belém: varredeira mecanizada, isso poupa a saúde dos trabalhadores que poderão varrer as calçadas sem desgastar a coluna, sem enfrentar o contato com a água poluída”, afirmou o prefeito.
Ainda de acordo com Edmilson Rodrigues, a aquisição de equipamentos inovadores tem o objetivo de modernizar a cidade. “De modo que é importante valorizar o trabalhador da limpeza, modernizar o sistema de limpeza dos grandes corredores urbanos e colocar Belém na condição de uma verdadeira metrópole da amazônia moderna”, diz.
Segundo a secretária de Saneamento, Ivanilse Gasparim, o novo equipamento não irá substituir o serviço dos trabalhadores que realizam a limpeza da cidade diariamente.
“Ela vai atender grandes corredores, pois tem autonomia para 600 Km. A varredeira é bem rápida e ágil e isso irá contribuir para a potencialização da limpeza. E o importante é que ela não substitui nenhum trabalhador, porque os homens continuarão fazendo a limpeza das calçadas”, garantiu.
A primeira varredeira mecânica da prefeitura de Belém, é um modelo Johnston VT 651, movida a Diesel S-10. Possui duas vassouras laterais e produtividade média de varrição de 50 Km corridos, além de abrigar 5.500 kg de material coletado.
O operador especializado em varredeira mecanizada, Adair Fernandes, explica a funcionalidade da máquina. “Ela faz a limpeza urbana, auxiliando na manutenção das vias de acesso, a varrição mecanizada dentro das canaletas e pavimento de vias urbanas. Além de fazer a coleta do material, ela ajuda também no meio ambiente”, ressaltou.
A varredeira mecânica tem objetivo de auxiliar no serviço de limpeza urbana da capital paraense, atuando nas principais vias de Belém como as Avenidas Almirante Barroso, Júlio Cesar e Duque de Caixas, entre outras.

Texto: Lana Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar