No lugar de muito lixo e entulho, que acumulava problemas na avenida Doutor Freitas com a Passagem Quarubas, bem próximo à UPA da Sacramenta em Belém, um minijardim feito com plantas e pneus de carro reciclados agora faz parte da nova paisagem da área.
A ação de paisagismo da Prefeitura de Belém é realizada por meio do projeto "Educando com arte", apoiado pelo Departamento de Resíduos Sólidos (DRES) e pelo Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GTEA) da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
Esta ação no canteiro é uma das formas utilizadas pela equipe de educadores ambientais para combater o descarte irregular de entulho na via principal.
Educação ambiental
A equipe do GTEA já realizou a ação porta a porta com os moradores do entorno e comerciantes, visitou as passagens e transversais e faz fiscalização na área para evitar que resíduos de moradias ou estabelecimentos comerciais continuem a ser descartados irregularmente.
"A Sesan também regularizou a coleta domiciliar de resíduos sólidos nesse trecho da avenida Doutor Freitas, que ocorre todas as noites e agora partiu para o paisagismo para poder provocar a comunidade a defender a rua limpa, conservada", informa o coordenador do GTEA, Mauro Ribeiro.
População aprova a ação
O administrador André Acioli, que mora próximo da av. Doutor Freitas há 40 anos, aprovou a ação de paisagismo no canteiro central da via. "É por aí mesmo, esse tipo de ação já precisava há tempos. Agora precisa continuar tendo a educação ambiental realmente e também existir uma forma punitiva para quem sujar a área", sugeriu o morador.
Outro ponto que já recebeu uma ação de paisagismo para eliminar um ponto crítico de descarte de lixo e entulho foi a Passagem Teixeira no bairro da Condor. No lugar da sujeira o minijardim coloriu a rua e tudo foi feito com a participação dos moradores, que aprovaram a medida e se integraram na ação.
No lugar de sacos de lixos e entulhos que eram descartados na esquina, sem compromisso com a sujeira, agora os próprios moradores ajudam a embelezar com canteiros de pneus reciclados e plantas ornamentais.
O Código de Posturas do Município de Belém prevê que quem for flagrado lançando lixo e entulho na frente de postos de saúde, escolas, canteiros, praças e esquinas da cidade pode receber uma multa de R$ 607,97. Também poderá ser enquadrado na Lei 9.605/1998 que prevê crime ambiental.
Texto: Andrea Cunha
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								