Prefeitura de Belém começa a implantar prontuário eletrônico em unidades de saúde

Agilidade e segurança para o paciente, esses são alguns propósitos do prontuário eletrônico, que começou a ser implantado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nas Unidades Municipais de Saúde (UMS) e nas Estratégias Saúde da Família (ESF). Algumas unidades já estão com os sistemas em pleno funcionamento, são elas as UMS’s Sideral e Providência e as ESF’s Telégrafo, Souza, Águas Negras e Parque Verde.

O prontuário eletrônico está dentro do e-SUS-AB, um programa de reestruturação das informações da Atenção Básica criado pelo Ministério da Saúde, que visa trazer melhorias ao atendimento à população. Entre os benefícios, do sistema de saúde, está a informatização do SUS e o suporte clínico aos profissionais e usuários.

O diretor do Núcleo de Assessoria em Tecnologia da Informação (NATI) da Sesma, Gustavo Gomes, explica que o sistema eSUS Prontuário Eletrônico informatiza todo o fluxo de atendimento ao cidadão na unidade de saúde, desde seu cadastro, à marcação de consultas e realização de procedimentos.

“Tudo fica registrado de forma segura pelo sistema. O NATI vem integrando as máquinas e estruturando a rede de computadores das unidades já contempladas com instalação e configuração do sistema. Também estamos com um intenso cronograma de treinamento e capacitação de funcionários das unidades, desde os assistentes administrativos que trabalham com cadastro e marcação de consultas, até os profissionais de saúde (técnicos e de nível superior), que realizam o atendimento e demais procedimentos”, esclarece.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Sérgio Figueiredo, com o prontuário eletrônico, os profissionais de saúde têm acesso às informações de histórico clínico do paciente na unidade de saúde durante o atendimento, sem a necessidade de fazer uma busca pelos prontuários de papel. “É uma tecnologia avançada para que, com o uso do sistema, gradativamente, as informações acerca da interação dos pacientes com o sistema de saúde estejam disponíveis digitalmente para qualquer profissional do estabelecimento de saúde. Estamos investindo na informatização de 55 unidades de saúde, com a instalação de máquinas-estação e infraestrutura de rede, além de treinamento dos nossos servidores para que a população seja cada vez mais atendida com celeridade e eficiência”, afirma.

E as melhorias já vêm sendo percebidas pela equipe da Unidade Municipal de Saúde da Providência, onde a marcação de consultas informatizada eliminou as filas e o atendimento na pré-consulta é acessado pelo médico virtualmente durante a consulta. “Com o programa tivemos um ganho de tempo muito grande, além de ser muito vantajoso para o paciente, que ganha em segurança no acompanhamento do seu histórico dentro do SUS. Estamos integrando todos os programas, como o de tuberculose, diabetes e hipertensão, e assim temos mais controle no acompanhamento deste paciente”, garante o gerente da UMS Providência, Afonso Peres.

Na ESF Souza, os pacientes também já sentem a melhoria na qualidade do atendimento. A diarista, Maria do Socorro Brito, 49 anos, que há mais de três anos é atendida na ESF Souza, comenta que está tudo muito melhor e mais ágil, já que todas as informações dela e de seus familiares já estão registradas.

Implantação – Em três meses de trabalho, a Prefeitura vem investindo na informatização da rede municipal de saúde e já está com 22 unidades em fase de implantação, que devem ser concluídas até dezembro de 2015. O planejamento é que até julho de 2016, 55 unidades estejam funcionando com prontuário eletrônico, sendo 26 Unidades Municipais de Saúde e 29 Estratégias de Saúde da Família.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar