Prefeitura de Belém debate estratégias de combate ao trabalho infantil

A Prefeitura Municipal de Belém começa a debater a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil na capital e distritos. Um diagnóstico das principais demandas de Belém no combate ao trabalho infantil será realizado, a partir do encontro dos conselheiros tutelares da capital e distritos.

A programação é realizada pela Secretaria Municipal Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), na tarde desta quinta-feira, 14, no auditório da Aldeia Cabana David Miguel, na Pedreira.

O Plano Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil será uma construção coletiva entre a gestão municipal, conselhos tutelares e organizações da sociedade civil, que atuam com políticas para infância e adolescência.

Rede socioassistencial

O secretário extraordinário de Cidadania e Direitos Humanos de Belém, Max Costa, explica que esse encontro é fundamental para as organizações que compõem a rede socioassistencial de combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes terem a mesma linha de debate e prioridades, com o objetivo de fortalecer a pauta estrategicamente.

Desdobramentos – Em agosto deste ano ocorreu uma força-tarefa nos bairros de Belém promovida pela SecDH e Funpapa, onde foram abordados comerciantes e famílias em situação de vulnerabilidade, com ações de escuta e orientações, para reconhecer os principais problemas no combate ao trabalho infantil na cidade.

Como desdobramento da ação, foi identificada a necessidade de reunir com os conselheiros tutelares de Belém para pautar soluções para as demandas diagnosticadas na força-tarefa e que serão apresentadas no encontro desta quinta-feira.

Texto: Fabricio Lopes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar