Prefeitura de Belém devolve calçadas para população da área do Entroncamento

Durante esta última semana de junho, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) realizou o ordenamento do comércio informal localizado nas proximidades do Entrocamento, beneficiando toda a população da área que reclamava das obstruções das calçadas em frente ao Pórtico Metrópole.

A fiscalização e organização das vias públicas no local foram previamente planejadas pela Secon – com apoio das secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb), Guarda Municipal (GMB) e, também, da Segurança Pública do Estado – em decorrência das notificações realizadas anteriormente aos ambulantes da área.

A ação cumpre o Código de Posturas do munícipio, que garante o direito de ir e vir dos cidadãos, muitas vezes prejudicados pelos excessos de vendedores ambulantes nas calçadas da cidade.

“A Secretaria de Economia, com o apoio dos demais órgãos da Prefeitura de Belém, continuará a rotina de ordenamentos dos trabalhadores informais em outros pontos da capital”, garantiu o diretor de Comércio, Publicidade e Vias Públicas da Secon, Bruno Raiol.

Quanto aos ambulantes que exerciam atividades de maneira irregular no Entroncamento, o diretor destacou, também, que “a Secon está aberta para fazer o cadastramento desses vendedores e, ainda, orientá-los para que possam trabalhar sem causar transtornos aos demais cidadãos”.

O vendedor de doces e água mineral João Pedreira Neto, que atua em frente ao Pórtico Metrópole, esteve nesta quinta-feira, 25, na Secretaria de Economia, após a retirada dos ambulantes do Entroncamento, e compartilhou os benefícios que esta ação trará para a área. “Agora com esse cadastramento vai melhorar, porque a Secon vai poder identificar quem é realmente trabalhador do espaço e, assim, buscar alternativas para garantir nossas vendas”, comentou o ambulante.

Fiscalização Entroncamento – A Secretaria Municipal de Economia também orienta a população para que denuncie, caso vendedores informais voltem a ocupar as proximidades do Pórtico Metrópole, por meio do número 3073-3100.

Em relação às dúvidas sobre as delimitações da Capital para a realização de ordenamentos, a Secon explica que os limites de Belém vão até a Alameda Moça Bonita, no sentido Belém-Ananindeua. Já no sentindo inverso, a jurisdição da cidade chega até a Passagem Jarbas Passarinho.

< Texto: Roberta Corrêa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar