A Prefeitura Municipal de Belém e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/PA) deverão firmar um termo de cooperação para repasse de tecnologias científicas nas áreas de arborização da cidade, agricultura urbana e familiar, além da sustentabilidade.
A cooperação foi discutida em reunião realizada nesta quarta-feira, 10, na sede da Embrapa, entre o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e equipe de secretários municipais com o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri e pelo chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Bruno Giovany.
A equipe da gestão municipal apresentou o que buscam na cooperação entre a prefeitura e a Embrapa nas determinadas áreas e ficou acertado que o termo de cooperação deverá ser firmado até o final deste semestre.
O prefeito ressalta que a Embrapa tem muitas tecnologias desenvolvidas ao longo de décadas. Portanto, explica Edmilson Rodrigues, cabe à prefeitura buscar essa verdadeira parceria para desenvolver projetos de rearborização da cidade, para gerar empregos, incentivar a agricultura urbana – seja a produção de hortaliças, como de pequenos animais, como a codorna, a galinha caipira, o pato regional, entre outros produtos.
Para o chefe-geral da Embrapa a maioria das demandas apresentadas podem ser beneficiadas com esta cooperação. "Acreditamos nessa parceria para formar técnicos da prefeitura e parceiros, que levem essas tecnologias para a nossa sociedade de forma geral, apoiando na produção de alimentos saudáveis, em novos produtos, gerando material para a arborização. Também para a indústria farmacêutica, que é esse programa que a prefeitura desenvolve, assim como também na agroindústria regional desenvolvendo produtos junto com os nossos ribeirinhos", destaca Adriano Venturieri.
Além do prefeito de Belém, participaram da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente, Sérgio Brazão; de Economia, Apolônio Brasileiro; da Fundação Escola Bosque, Alickson Lopes; coordenadora das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, Merilene Silva Costa; e representantes das secretarias de Saneamento e de Saúde.
Texto: Juliana Brito