Prefeitura de Belém e Escritório da União Europeia debatem melhorias para os indígenas Warao

Um encontro para debater políticas públicas e fomentar parcerias, visando a melhoria da qualidade de vida da população Warao, foi realizado na tarde desta terça-feira, 19, no Gabinete Municipal. O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, recebeu o representante do Escritório de Ajuda Humanitária da União Europeia, Andrés Trivinõ, e uma comitiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Durante o encontro, o vice-prefeito Edilson Moura destacou algumas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belém junto à população Warao. Entre elas, o trabalho de acolhimento, com o abrigo no Tapanã, e a inclusão de alguns indígenas Warao no Bora Belém, programa de renda básica do município.

O vice-prefeito aproveitou para ressaltar a parceria que vem sendo feita com o Unicef. “Estamos construindo a ideia da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAIP) e outros termos de cooperação em parceria com o Unicef. Toda contribuição e ajuda que podemos receber é bem-vinda e de extrema importância”.

O representante do escritório europeu explicou o trabalho da instituição, que atua em diversas partes do mundo, principalmente na América do Sul, em países como Colômbia, Brasil e Equador, ajudando com fundos as agências internacionais humanitárias, como Unicef e Acnur. Andrés Trevinõ também comentou sobre a visita feita no abrigo no bairro do Tapanã e destacou o trabalho feito pela prefeitura de Belém com os indígenas Warao.

“Estamos colaborando com recursos para Unicef e Acnur, ajudando em questões básicas para essas pessoas, como água e comida. Já fui em muitos locais do Brasil que recebem migrantes da Venezuela, e é a primeira vez que consigo o compromisso de um governo local e que vejo uma atuação total de gestores com a causa”, concluiu.

Também participaram do encontro, o presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Alfredo Costa, e o diretor de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Vitor Nina.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar