Prefeitura de Belém e Governo do Estado firmam parceria tecnológica

Acordo de cooperação técnica envolvendo a Companhia de Informática de Belém (Cinbesa), a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), assinado na tarde desta quarta-feira, 21, no Palácio Antônio Lemos, vai permitir que a prefeitura de Belém disponha, em um prazo muito curto, uma rede de fibra óptica de alta capacidade e que vai interligar os órgãos municipais. “A rede está alinhada ao programa Navega Pará, que propõe a inclusão social e digital, através do uso da tecnologia, serviços eletrônicos e acesso à internet pública”, explicou o presidente da Prodepa, Theo Pires.

A Prefeitura vai ter acesso à transmissão de conhecimentos científicos e de tecnologias, fazendo uso compartilhado de infraestrutura de redes e telecomunicações, instalações, sistemas e equipamentos. O termo de cooperação técnica formalizou a parceria, com vistas a incrementar a rede de comunicação de dados, voz e imagem dos entes governamentais.

O governo do Estado cederá dois pares do anel de fibra óptica da Região Metropolitana de Belém (RMB) à Prefeitura, o que proverá órgãos públicos da capital com melhores serviços de conectividade, com internet de alta capacidade, velocidade e segurança. A parceria inédita e inovadora no Estado beneficiará diversos órgãos municipais ligados aos mais variados setores, como Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, Secretaria de Urbanismo, Guarda Municipal e a própria Cinbesa.

As áreas que serão contemplados pelo acordo serão Ver-o-Peso , Avenidas Nazaré – Governador Magalhães Barata; Governador José Malcher; Bernardo Sayão e Lomas Valentinas. Nestes locais, em conjunto com a fibra já existente, será possível ligar até 60 unidades do governo municipal à Rede Navegapará, reduzindo o custo da Prefeitura com serviços de tecnologia da informação e comunicação, ao dispensar a contratação de operadoras privadas para provimento de internet.

Para Claudio Ribeiro, titular da Secti, a adesão da Prefeitura de Belém à Rede Metrogepa/ Navegapará se converterá em uma melhor prestação de serviços aos cidadãos. “Esse convênio é a materialização de mais uma parceria importante entre prefeitura de Belém e governo do Estado. Estamos integrando a Prefeitura a todo um circuito de fibra óptica, para que os serviços prestados à população possam ser melhores e com uma internet com qualidade”.

A Prefeitura passará a ter acesso imediato aos 250 quilômetros de fibras já lançados por Belém, sem custos adicionais, podendo, ainda, implantar sua própria rede de dados em alta velocidade. De acordo com Regis Júnior, presidente da Cinbesa, a Prefeitura passa a ter uma série de vantagens que antes não era possível. “Passamos a ter uma conectividade maior, uma fibra de alta velocidade, vamos passar de mega para giga, que é 10 mil vezes maior. Outro ponto é a economia de tempo, além de poder implantar serviços para população como, por exemplo, na área da saúde e na segurança pública”, pontuou o presidente.

Histórico

José Regis Júnior assumiu na última semana a presidência da Companhia de Informática de Belém. O engenheiro mecânico trabalhou durante um ano e meio como assessor da presidência na Empresa de Processamento de Dados do Pará e durante 35 anos no Banco da Amazônia.

A assinatura do acordo entre prefeitura de Belém e Governo do Pará é uma das principais iniciativas do presidente para melhorar o acesso da administração municipal às tecnologias de ponta. “Além disso, pretendemos colocar os postos de saúde em uma rede de monitoramento com sistema de gerenciamento e de câmeras de alta qualidade. Outra meta é melhorar a comunicação em toda a prefeitura, com instalações de alguns serviços como a videoconferência, para que os órgãos da PMB possam se comunicar entre si e com a população de maneira barata e mais rápida. Essas são apenas algumas das minhas missões como presidente da Cinbesa”.

Texto: Priscylla Gester

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar