Prefeitura de Belém e Uepa firmam mais uma parceria focada nos eixos estratégicos da gestão municipal

Para promover a cooperação técnico-científica, cultural, financeira, tecnológica e apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Anderson Nunes Chagas, assinaram, na tarde desta quarta-feira,15, um termo de cooperação para firmar o protocolo de intenções para realização de programas para a capital paraense.

A cooperação possibilitará o desenvolvimento de políticas públicas com foco nos eixos estratégicos da gestão municipal: Gestão Democrática e Participativa; Políticas Urbanas e Ambientais; Políticas Sociais e Direitos; Economia e Inovação; Cidadania Cultural e Comunicação; e Diversidade e Relações Internacionais. O protocolo de intenções vai vigorar até o dia 31 de dezembro de 2024 e pode ser prorrogado.

O prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou o importante papel social que a universidade pública estadual tem desenvolvido no território paraense, especificamente a formação de estudantes indígenas, quilombolas, pescadores, mulheres, negros e negras. Ele enfatizou que o objetivo do acordo é constituir o exercício pleno da cidadania.

Consolidação da parceria

A parceria entre as instituições começou antes da assinatura do acordo de cooperação desta quarta-feira. O prefeito Edmilson Rodrigues lembrou que a graduação superior nas ilhas já foi viabilizada, começando por Mosqueiro, com o curso de gastronomia.

“Temos o primeiro curso superior nas ilhas, a começar por Mosqueiro, com o de Gastronomia. Essa parceria proporcionou ao morador de Mosqueiro diversos benefícios, como não precisar mais se deslocar 160 quilômetros para ir até o campus da Uepa, em Belém, e voltar para Mosqueiro, porque o morador está tendo o curso superior lá mesmo”, ressalta.

Edmilson Rodrigues assegura que a parceria vai avançar. "Esse é o sentido desse acordo de cooperação de uma grande universidade amazônica com a Belém Inteligente, a metrópole Amazônica da Inovação" ressaltou.

"Para a universidade é muito importante ter uma parceria voltada para área de ensino, pesquisa, de cooperação técnica geral, para que possa acontecer uma ajuda mútua entre as instituições", afirmou o reitor Clay Anderson.

Ele reitera que a Uepa está de portas abertas para o que for necessário e para lutar juntos por melhorias das condições da população.

Além do prefeito e do reitor da Uepa, participaram da assinatura os gestores das secretarias Administração (Semad), Jurandir Santos Novaes; Educação (Semec), Márcia Bittencourt; e de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH), Maike Kumaruara.

E também a vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana Ferreira; pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Jofre Jacob Freitas; pró-reitor de Graduação, Ednalvo Apóstolo Campos; e da pró-reitora de Extensão, Vera Regina da Cunha Palácios.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar