Depois de mais de oito anos sem receber serviços ou ações do poder público, a passagem Martins, que fica localizada no bairro do Barreiro, está asfaltada em toda a sua extensão. São mais de 400 metros de via asfaltada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
Nascido e criado na passagem Martins, no Barreiro, o autônomo Carlos Ramos, de 32 anos, acompanhou de perto nesta quinta-feira, 21, a realização do serviço de pavimentação, que utilizou 342 toneladas de asfalto, desde o canal do São Joaquim até a rua do Fio.
"Eu vou te dizer uma coisa, a situação aqui da rua tava cruel. Esse asfalto chegou na hora certa, do jeito que tava não dava nem pra criança brincar direito, tinha pouco espaço, era muito difícil mesmo, só buraco e lama, agora tá tudo bonito", disse Carlos, em tom de satisfação.
A aposentada Margarida Viegas mora no Barreiro há 60 anos e mudou para a passagem Martins aos 16 anos. Ela afirmou que "pra lhe dizer a verdade, é a primeira vez que realmente é asfaltado aqui, anos atrás jogaram uma camada fina de cimento, mas não durou muito, logo encheu de buraco. Agora ficou bom, tá bem pretinho, é asfalto mesmo”.
Já para a comerciante Ciane de Souza, o asfalto novo no local simboliza mais que acessibilidade e pavimentação. "Tinha muito buraco, era um perigo isso aqui, para o carro passar precisava fazer malabarismo, era uma disputa pra ver quem não caia no buraco, o risco era o carro desviar do buraco e atropelar uma criança, porque tem muita aqui. Então, isso acabou, porque agora tá mais seguro”.
Texto: Maicon Gomes