Prefeitura de Belém garante oportunidade de reinserção social a internos da Susipe

Com o objetivo de contribuir para a reinserção social de presos que estão em regime semiaberto, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), firmou um convênio com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), através do qual, dez internos do Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB), localizado no bairro de Val-de-Cans, trabalharão na manutenção do Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia. O trabalho foi iniciado na manhã desta sexta-feira, 15.

“Anteriormente tivemos internos trabalhando no Bosque, mas este convênio foi renovado com um novo formato, onde eles vão participar da manutenção e revitalização do espaço. O objetivo da Prefeitura é que o trabalho seja um incentivo à reinserção destas pessoas na sociedade”, garantiu o titular da Semma, Deryck Martins.

Todos os serviços realizados pelos internos serão acompanhados por engenheiros agrônomos, técnicos ambientais, biólogos, veterinários do Bosque, além de um coordenador da Susipe. Entre os serviços que serão realizados estão, limpeza dos canteiros e lagos, varrição, roçagem e retirada de lixo.

“É importante que o trabalho seja acompanhado, para que eles possam evoluir em seu aprendizado e se ressocializar. Esse serviço poderia ser terceirizado, mas a Prefeitura de Belém optou por dar uma nova oportunidade para essas pessoas, e o melhor, em um lugar tão próximo da natureza”, explicou o diretor do CPPB, Coronel Azevedo.

Outros três internos, que já trabalhavam no Bosque, vão reforçar a equipe. Os internos recebem três quartos do salário mínimo, vale alimentação e transporte.

"Eu estou muito feliz de poder trabalhar. Nós, que muitas vezes somos discriminados e tivemos problemas com a justiça, nos sentimos valorizados com essa oportunidade", afirmou o interno Elenilson dos Santos.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar