Prefeitura de Belém intensifica combate ao descarte irregular de lixo e entulho na cidade

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), realiza um trabalho intenso de combate ao descarte irregular de lixo domiciliar e entulho nas avenidas Pedro Álvares Cabral, Dr. Freitas e Pedro Miranda. A população de todas essas vias já recebeu orientação sobre o descarte regular de resíduos várias vezes repassada pelos agentes da Sesan.

A fase atual é de notificação e multa aos geradores de resíduos como empresas, comércios, restaurantes, ambulantes e moradores. Nessas avenidas, o trabalho envolve escolas de ensino, escolas de samba e grupos culturais para massificar a conscientização dos moradores locais.

"A Prefeitura de Belém está fazendo sua parte, recolhendo o lixo domiciliar nos dias e horários, oferecendo o serviço pelo WhatsApp do Disque-entulho. Agora, a população precisa e deve fazer a sua parte e nos ajudar a manter os espaços limpos náo jogando lixos fora do horário recomendado", informa o coordenador do Grupo de Trabalho da Educação Ambiental da Sesan, Mauro Ribeiro.

Educação ambiental ativada

O trabalho dos educadores ambientais da Sesan no dia a dia é de porta em porta. "Nós orientamos os moradores quanto ao descarte do lixo domiciliar, explicando os dias e horários da coleta e pedindo que os moradores não joguem o lixo fora do horário e pra não despejar na via pública", explica o educador ambiental da Sesan, Antônio Lemos.

Na ação, os educadores também entregam panfletos informando os dias e horários da coleta, orientações de coleta seletiva, os contatos de cooperativas e informações da Lei 9.602 de 1988, que prevê crime ambiental para quem jogar lixo na frente de postos de saúde, escolas, canteiros, praças e esquinas. A multa para quem for flagrado lançando lixo e entulho na cidade é de R$ 607, 97.

Para Lilian Vieira, moradora do bairro da Pedreira em Belém, o trabalho dos agentes ambientais da Sesan é muito importante por causa da limpeza da rua em geral. "Mas nem todo mundo tem a conscientização de colocar seu lixo no horário correto e isso prejudica a limpeza da cidade", pontuou.

A educadora ambiental da Sesan, Nara Rúbia explica que as pessoas têm resistência ao trabalho de educação ambiental. "Vamos porta a porta ajudar a conscientizar as pessoas da importância da cidade limpa, até mesmo para a própria saúde delas. Quem joga uma sacola de lixo, daqui há pouco tem mais lixo e pode se tornar até um ponto crítico atraindo urubus, animais. Então, tudo isso depois vai fazer mal pra saúde delas", enfatizou.

Descarte adequado

Vencer o descarte irregular de lixo e entulho na cidade de Belém tem sido uma tarefa árdua, encarada com seriedade e trabalho duro pela Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Saneamento.

Na manhã desta quinta-feira, 3, um homem foi flagrado com uma carroça lançando entulho na avenida Marquês de Herval, onde havia equipes de educadores ambientais. Ao ser interceptado, ele fugiu do local, mas deixou um monte de entulho para trás.

No começo da atual gestão foram identificados cerca de 200 pontos críticos de descarte irregular de lixo e entulho em Belém. Com o trabaho da educação ambiental aliado à coleta efetiva, já se conseguiu reduzir pela metade.

A Sesan também criou o Disque-Entulho, que atende por mensagens de WhatsApp no 98499-0059 e coleta de forma programada até um metro cúbico de entulho.

Texto: Andrea Andrea

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar