Prefeitura de Belém oferece o primeiro curso de Inteligência aos agentes municipais

A aula inaugural do 1° Curso Básico de Inteligência para guardas municipais de Belém, com ênfase em Segurança Orgânica, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório do Teatro Estação Gasômetro, no bairro de São Brás.

O objetivo do curso é qualificar os agentes para o acesso às áreas de operações de inteligência e contra inteligência e oferecer aos participantes noções básicas do exercício das atividades de inteligência, voltadas para a área de segurança pública, com o intuito de subsidiar os gestores nas tomadas de decisões sobre ações de enfrentamento à violência e defesa social.

O curso é promovido pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), em parceria com a Secretaria de Inteligência e Análise Criminal do Estado (Siac) e Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao todo, 32 servidores participam da formação, sendo 24 vagas destinadas aos agentes GMB, seis aos das guardas municipais de outros municípios (Marabá, Ipixuna, Curuçá, Bragança, Ananindeua, Castanhal) e duas para os militares da FAB.

Solenidade – A aula inaugural foi presidida pelo Inspetor Geral da GMB, Joel Monteiro, que agradeceu a parceria com o SiAc e FAB.
“Somos uma instituição que tem conquistado muita credibilidade e essa formação que inicia será marcante à nossa instituição, por estarmos em processo de criação do Núcleo de Inteligência da GMB. Para isso, estamos investindo constantemente na capacitação e qualificação dos servidores”, salientou o Inspetor Geral.

A capacitação segue até o dia 6 de maio de 2022, coordenada pelo Siac, com seis disciplinas e ministradas por instrutores de várias instituições, totalizando carga horária de 55h. A formação está planejada em aulas teóricas, que ocorrem no auditório do Hospital da Aeronáutica, e aulas práticas, no prédio da GMB e vias da capital.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, enfatizou que “o curso de inteligência é fundamental para a segurança pública como um todo, Estado e municípios. Desejo sucesso aos participantes, considerando que os instrutores são altamente capacitados”.

Na aula inaugural, o secretário Adjunto de Inteligência de Análise Criminal, delegado Carlos André Viana da Costa, apresentou aos participantes do curso os conceitos de inteligência.

Entre os presentes no evento, o representante do comandante Geral da Polícia Militar do Pará, coronel Carlos Eduardo Bilóia; o subinspetor Geral da GMB, Sindeval Bittencourt; e comandos das guardas de outros municípios.

Texto: Thais Veiga

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar