Prefeitura de Belém ordena Carnaval na Cidade Velha

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), em parceria com órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realiza, a partir deste domingo, 04, até a terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro, o desfile de blocos carnavalescos na Cidade Velha, região central da capital paraense. Neste ano, no entanto, a festa está sendo reordenada. Entre as medidas acordadas com os representantes dos blocos e donos de bares localizados na área, está o estabelecimento do horário de encerramento dos desfiles, às 23h30, e a proibição de som automotivo em todo o percurso por onde os brincantes desfilarão.

De acordo com a presidente da Fumbel, Heliana Jatene, na manhã desta terça-feira, 30, foi realizada uma reunião com os representantes dos blocos e donos de bares localizados na Cidade Velha, em que questões como som, percurso e limpeza foram debatidas. Segundo ela, no encontro, ficou definido que as concentrações dos blocos poderão acontecer na Praça do Relógio; Praça do Carmo ou na sede dos blocos. Em cada um desses pontos, haverá reforço de policiamento e do contingente dos demais órgãos da Prefeitura envolvidos no trabalho.

Segundo Heliana Jatene, no Carnaval 2015, não haverá palcos instalados ao longo do percurso dos blocos na Cidade Velha. Cada bloco poderá ter, no máximo, um mini trio: os trios elétricos não serão permitidos. Mesmo os mini trios e os carros com som automotivo não poderão adentrar no Largo do Carmo. No local, haverá bandas de fanfarra para animar os brincantes.

O percurso oficial do Carnaval será a avenida Doutor Assis, por onde os blocos desfilarão. Nenhum bloco poderá permanecer parado. Todos terão horários para se concentrar e duas horas para percorrer o trajeto, além de terem horários específicos para a dispersão.

Por isso, a partir das 13 horas de todos os domingos, até a terça-feira gorda de Carnaval, no dia 17 de fevereiro, o trânsito na área será modificado. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai interditar a avenida Celso Malcher, a rua Doutor Assis e a travessa Siqueira Mendes, entre 13h e 22h, com liberação apenas para carros de moradores, mediante apresentação de comprovante de residência. Às 23h30, os aparelhos de som deverão ser desligados e os bares, fechados. À meia-noite, equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) darão início à limpeza da área.

A Semob vai reforçar a frota de ônibus que dão acesso à Cidade Velha nesses dias. Os coletivos funcionarão como se fosse um dia útil, ou seja, sem diminuição da quantidade de veículos.

A Guarda Municipal de Belém (GMB) atuará em todos os dias da festa com um contingente de 40 homens, cinco viaturas colocadas em pontos estratégicos do percurso e 10 motocicletas do Grupamento Ronda da Capital (Rondac). A Polícia Militar será parceira da GMB, reforçando o contingente policial e instalando bases em todo o bairro, onde poderão, por exemplo, ser operacionalizadas ocorrências. Os pontos onde essas bases serão colocadas serão posteriormente informados aos organizadores dos blocos para que eles possam repassar aos brincantes.

“Essa é uma iniciativa da prefeitura de Belém no sentido de melhorar e reordenar o Carnaval na Cidade Velha”, resumiu a presidente da Fumbel, Heliana Jatene, lembrando que, durante todos os domingos, a partir do dia 04, também haverá programação especial de Carnaval no Portal da Amazônia.

Já o representante dos 13 blocos que participam do desfile na Cidade Velha, Pedro Paulo Júnior, acredita que, além de ajudar a preservar o patrimônio histórico, a iniciativa também vai alavancar ainda mais a cultura popular de Belém. “Toda essa operação é um passo muito importante para que a gente consiga fazer o nosso Carnaval de rua cada vez melhor”, ressaltou.

Para a superintendente do Iphan no Pará, Maria Dorotéa de Lima, as medidas representam um avanço na questão do ordenamento do Carnaval na Cidade Velha, algo que já vem se tentando há bastante tempo, por se tratar de uma área tombada. “São avanços porque conseguimos limitar a questão do som e os horários das festas, de modo que os moradores tenham seus direitos respeitados e a população possa usufruir daquele espaço, ao mesmo tempo”, enfatizou.

Réveillon – Durante a entrevista coletiva que apresentou à imprensa o planejamento, a Fumbel também divulgou as ações que serão desenvolvidas pela prefeitura de Belém no Portal da Amazônia, onde será realizada a festa de Réveillon do município, neste dia 31. Segundo Heliana Jatene, a programação de shows musicais no local começará às 21h30 e seguirá até às 5h do dia 1° de janeiro, com atrações como as bandas Xeiro Verde, Fruta Quente, Marquinho e Banda, Edilson Moreno, Pinduca e bateria da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná.

No local haverá um esquema especial para o trânsito. A avenida dos Mundurucus, que dá acesso ao Portal, será interditada a partir das 16 horas, permanecendo aberta a rua Osvaldo de Caldas Brito, que também será bloqueada no momento em que todas as vagas de estacionamento no Portal forem ocupadas. A Semob também vai reforçar as linhas de ônibus para o local, mantendo o funcionamento normal de dia útil e realizando uma operação especial a partir da meia-noite, para que todos possam ir e vir do Portal com tranquilidade.

A Guarda Municipal vai atuar no local com um total de 180 homens, 10 viaturas e 20 motocicletas da Rondac em parceria com a Polícia Militar.

< Texto: Elck Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar