Prefeitura de Belém prepara cemitérios públicos para o Dia de Finados

Os cemitérios públicos da capital estão sendo preparados pela Prefeitura de Belém para receber os visitantes no dia 2 de novembro, data que marca o Dia de Finados. Ações de limpeza, identificação dos espaços, além de esquemas especiais de diversas secretarias para atuarem no dia do feriado.

Preparação – A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) desde o inicio do mês de setembro mantém aproximadamente 500 agentes de limpeza atuando em cinco cemitérios públicos da capital, entre eles, o Santa Izabel, no bairro do Guamá, e o do Tapanã.

Os serviços realizados envolvem capinação, raspagem, roçagem, coleta de entulho, além dos serviços de limpeza e desobstrução do sistema de drenagem e limpeza manual de canaletas, como explica a secretaria de Saneamento, Ivanise Gasparim.

“Estamos preparando, há quase dois meses, a limpeza dos cemitérios de Belém. Faltando poucas semanas para o Dia de Finados intensificamos a limpeza geral dos espaços”, esclarece a secretária.

Estrutura – Nos dois cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), o Santa Izabel, no bairro de Guamá, e o São Jorge, na Marambaia, estão sendo realizados trabalhos para dar mais condições aos visitantes.

No Santa Izabel, o maior cemitério da capital, a expectativa é receber mais de 45 mil pessoas no Dia de Finados, por isso, o trabalho de identificação das alamedas foi realizado, para proporcionar maior agilidade durante as visitas. Também foi feito um reforço na iluminação pública dentro e no entorno do espaço.

O aposentado Antônio Batista, de 88 anos, resolveu antecipar a visita ao túmulo da esposa sepultada no Santa Izabel e aprovou as melhorias feitas no espaço. “Tinha uns oito meses que não vinha aqui e a diferença é muito grande. Estou tendo segurança em estar aqui e a limpeza está ótima, fiquei satisfeito”, comentou.

Pandemia

Segundo o diretor do Departamento de Necrópoles (Dane) da Seurb, Lucas Farias, os cemitérios estão prontos para receber os visitantes. “Hoje, os cemitérios Santa Izabel e São Jorge estão prontos para receber as pessoas que vão visitar os seus entes queridos. Só no Santa Izabel, vamos receber mais de 45 mil pessoas. É importante ressaltar que é obrigatório o uso de máscara nos espaços e vamos disponibilizar o álcool na entrada”, frisou.

No cemitério São Jorge a expectativa é receber mais de 23 mil pessoas, o local passou por melhorias, a capela foi revitalizada e em abril deste ano foi realizada uma obra extensa no muro da fachada e da lateral. As partes quebradas foram substituídas e ganharam reforço. Além disso, foi construída uma nova estrutura para segurar o muro. Foram instaladas grades e feita uma nova pintura.

Esquema de segurança

No Dia de Finados, a Prefeitura de Belém montou um esquema especial de ordenamento e segurança . A Guarda Municipal estará na segunda-feira, dia 1°, e na terça-feira, 2, intensificando a segurança . Serão mais de 168 agentes, que estarão em nove viaturas e 12 motocicletas, por dia, em escala de revezamento. Os agentes realizarão rondas a pé dentro dos espaços e no entorno com viaturas e motocicletas.

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) estará a partir desta sexta-feira, 29, atuando com serviços de orientações aos permissionários do órgão que atuam regularmente em frente aos cemitérios de Belém com a comercialização de flores e velas.

Já no dia 2 haverá ação de ordenamento e fiscalização da Secon também do comércio informal de lanches, água mineral e demais atividades que possam surgir nas proximidades.

A vendedora de flores Raimunda Lopes, de 61 anos, atua há 15 anos em frente ao portão do Santa Izabel. A expectativa da permissionária é lucrar bastante com a venda de fores.

“Eu espero vender mais de 30 pacotes só no dia 2. Espero que seja tudo tranquilo no dia. Sou cadastrada na Secon e neste dia têm muitos ambulantes, por isso é necessário uma organização”, comentou.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar