Como se preparar para obter o primeiro emprego? E para entrevista a uma vaga na empresa? Quais informações deve conter o currículo? As redes sociais são importantes para a busca de um posto de trabalho? Essas e outras dúvidas foram esclarecidas no workshop destinado aos jovens à procura de emprego pela primeira vez e às pessoas que pretendem retornar ao mercado de trabalho ou mudar de profissão.
Promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SEMTE), na manhã desta terça-feira, 1° de julho, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), no bairro Marco, o evento “Prepara-se para o seu Primeiro Emprego” reuniu cerca de 30 pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos e ir à luta por uma vaga em um mercado profissional a cada dia mais disputado.

É o caso da estudante Aryane Cunha, 23 anos, que já planeja a sua inserção na área jurídica profissional, após concluir o curso de Direito.
“Este workshop, o que nós assistimos, é muito importante para a minha vida futura, pós-graduação, porque me mostra como me posicionar no quesito de currículo vitae; mostra como eu devo me descrever dentro do currículo e como eu devo expor as minhas habilidades da melhor forma possível para conseguir uma vaga que esteja dentro daquilo que eu estou procurando”, diz a universitária.
A palestrante Raquel Sampaio avalia que o público jovem não sabe, às vezes, como formular um currículo ou utilizar as redes sociais para entrar no mercado de trabalho.
“A gente ensina o passo a passo de como fazer um currículo atrativo, um currículo que se destaque e, principalmente, como se comportar numa entrevista [por emprego]. Também falamos das plataformas de redes sociais, como o LinkedIn, que é um grande achado de vagas de emprego e, muitas vezes, os jovens não conseguem acessá-lo”, afirma Raquel Sampaio, administradora de empresa e coordenadora de Qualificação da SEMTE.
Raquel recomenda ao candidato que pesquise sobre a atividade da empresa antes de ir para uma entrevista por vaga de emprego. “Primeiro, ele tem que olhar qual é a empresa para qual está se candidatando. É o básico. Olhar qual é o cargo, qual a dinâmica daquela empresa, como que ela funciona, para quando chegar lá, já ter um conhecimento básico sobre a empresa que quer se inserir. Porque não adianta só colocar o currículo para a vaga e não estudar o ambiente que quer ser inserido”, pontua a palestrante.

A empreendedora Maria de Nazaré Mello da Silva, 53 anos, considera proveitosa sua participação no workshop, já que trabalha com vendas direta ao consumidor de produtos do vestuário e sex shop, e pretende crescer profissionalmente.
“Tudo que eu aprendi vai acrescentar na minha área também. Tudo que a gente aprende é para acrescentar mais na nossa vida. Cada dia mais a gente está evoluindo, a gente não pode parar, temos que aprender sempre que tudo vai mudando, todos os dias têm coisas novas”, destaca Maria.
Programação
Gabriely Salles, chefe de gabinete da SEMTE, informa que a secretaria está realizando uma série de treinamentos e cursos para pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho ou que estão há muito tempo sem emprego e pretendem mudar de profissão. Servidores do quadro de pessoal da Prefeitura também podem participar.
“A SEMTE está promovendo esses workshops agora no mês de julho, mas vai ter outros workshops também voltados para o trabalho e emprego, como uma de capacitação e qualificação e ao final dos workshops os participantes ganharão um certificado”, conclui Sales.
Workshop – julho 2025 – auditório da Segov (Av. Almirante Barroso c/ Travessa Estrela)
1 – Como desenvolver habilidades básicas como: Comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas – 08/07 – 09h às 12h – 70 vagas – Inscrições no link:
http://doity.com.br/workshop-habilidades-basicas-265030-20250625195608o-265266-20250625200431
2 – Educação Financeira – 15/07 – 09h às 12h – 60 vagas – Inscrições:
http://doity.com.br/workshop-educacao-financeira-265030-20250625195608o
3 – Informações sobre abertura MEI – 17/07 – 09h às 12h – 60 vagas – Inscrições: