Equipes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão de assistência social da Prefeitura de Belém, e Defesa Civil Municipal estiveram na tarde deste sábado,29, levantando dados e necessidades emergenciais das quinze famílias atingidas por um incêndio no bairro da Terra Firme, em Belém.
O fogo começou por volta das 14h na Passagem Pau D'Arco, localizada na rua 6 de Setembro, no bairro da Terra Firme. No total, 12 casas foram totalmente destruídas e três parcialmente atingidas. De acordo com informações dos moradores da área, um curto-circuito em um aparelho doméstico de uma das residências pode ter provocado o sinistro, contudo, somente o laudo da perícia deve apontar o que de fato provocou o incêndio.
A diarista Suely do Socorro, de 41 anos, foi uma das vítimas do incidente. Ela e mais os três filhos com quem dividia os compartimentos da casa, perderam documentos, roupas e aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. “Não tenho mais nada, conto agora com a ajuda dos vizinhos e parentes para reconstruir minha vida com minha família”, contou emocionada. “A ajuda da Prefeitura de Belém, que está nos amparando desde ontem também está sendo essencial”, completou.
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Funpapa, Maria das Neves, o trabalho neste momento é de levantamento das necessidades das vítimas, tais como emissão de segunda via de documentos e o auxílio ao benefício de moradia. “A partir de amanhã vamos cadastrar cada família. A ação está ligada ao levantamento feito durante ontem e todo o dia de hoje, principalmente para a emissão da documentação perdida. Esse passo reflete no resgate de cidadania de cada um e consequentementena conquista de outros benefícios”, explicou Maria das Neves.
“A Defesa Civil continua dando todo o apoio às famílias e trabalhando em parceria com a Funpapa para dar os encaminhamentos necessários”, disse Maria do Rosário, técnica da Defesa Civil, que também esteve no local.
Texto: Adriana Pereira