Prefeitura de Belém presta auxílio às famílias vítimas de incêndio no bairro do Guamá

Um incêndio de grandes proporções ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 24, no bairro do Guamá, e atingiu cinco casas, sendo que três delas tiveram perda total e duas, de modo parcial. A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Defesa Civil Municipal, iniciou uma ação prestando auxílio às famílias vítimas do sinistro.

As residências estavam localizadas na passagem Mário Adalberto, no bairro do Guamá. Dona de uma das casas atingidas, a doméstica Waldenira de Souza, de 53 anos, morava há 27 no local, com o esposo, irmão, filha e a neta. Ela não escondeu a tristeza ao constatar a perda de todos os seus pertences. “Foi tudo muito rápido, só deu tempo de chamar meu marido e meu irmão. Agora, nós vamos lutar para recuperar o que perdemos. A Funpapa e a Defesa Civil já fizeram nosso cadastro e esperamos essa ajuda”, comentou emocionada.

Agentes da Defesa Civil Municipal realizaram a vistoria das residências atingidas e o levantamento dos danos, para a emissão dos laudos técnicos das condições dos imóveis. “Identificamos três residências com perda total. Cerca de sete famílias foram atingidas, todas foram identificadas para produzirmos o laudo técnico, que garantem a elas recorrer aos auxílios”, explicou Claudionor Correia, coordenador operacional da Defesa Civil Municipal.

Uma equipe do Serviço de Proteção de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape), setor da Funpapa que promove apoio e proteção à população de extrema vulnerabilidade atingida por situações de calamidade pública e emergencial, também esteve no local do incêndio para orientar as famílias vítimas do acidente.

O próximo passo será o atendimento individualizado de cada família, na sede da Funpapa, no bairro do Marco. Serão realizados os encaminhamentos necessários, como emissão de documentos e o cadastro nos programas sociais, por meio do Cadastro Único do Governo Federal.

Outro incêndio – A Defesa Civil vistoriou, também, outro local de incêndio ocorrido nesta segunda-feira, na rua 12 de Junho, no bairro do Una. Duas casas foram atingidas e tiveram perda total. A Defesa Civil também vai emitir os laudos técnicos dos danos.

Doações – Interessados em ajudar às famílias vítimas do incêndio no bairro do Guamá podem ir até a sede da Defesa Civil Municipal, na avenida Júlio Cesar, número 1026, no bairro de Val de Cans. Outro ponto que está recebendo doações é a igreja Assembleia de Deus, na passagem Mario Adalberto, número 13, entre as passagens Jambu e Liberdade, bairro do Guamá.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar