Descartar materiais recicláveis corretamente e gerar renda para catadores é o objetivo do drive-thru ambiental iniciado nesta sexta-feira, 25, pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Secretaria de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Associação Nhandeara.
A iniciativa funciona na sede da Sesan, localizada na avenida Almirante Barroso, para o recebimento de sucatas, como geladeiras, máquinas de lavar e fogões, assim como vidros, papéis, plásticos, metais e bitucas de cigarro. A advogada Leonice Barbosa, de 50 anos, aproveitou a oportunidade para descartar diversas garrafas de vidro que estavam guardadas.
“Essa ação é de extrema importância. Eu sempre ensinei minha filha a não jogar lixo no chão e descartar corretamente. Na minha casa, eu separo o lixo, colocando em sacolas separadas e descartando de forma correta”, comentou.
Em média, a Sesan recolhe mais de 17 mil toneladas de entulho por mês. Segundo o diretor do Departamento de Apoio Operacional do órgão, Wladimir Varela, a parceria com o projeto Nhendara visa beneficiar a cidade e os catadores.
“Nossos servidores estão separando os materiais descartados e, depois de três dias de coleta, esses entulhos serão encaminhados para as cooperativas de catadores que darão a destinação correta para esses resíduos, evitando assim que chegue aos canais ou sejam jogados nas esquinas da cidade”, disse.
Projeto – Parceira da prefeitura no drive-trhu ambiental, a associação Nhendara atua há 18 anos com projetos educacionais na área do meio ambiente e tem base sediada na Itália.
Esta é a terceira ação que a Nhandeara realiza em parceria com o município de Belém. A diretora da associação, Marcia Vieira, informa que o objetivo é arrecadar 16 toneladas de entulho e orientar como a população pode fazer a entrega. “È importante a população fazer a separação correta dentro de casa, ver o que pode entregar e separar. Tem materiais que não precisam ser reciclados e por isso não estamos recebendo, como o isopor e madeira”, explicou.
Moradora do bairro do Curió-Utinga, a servidora pública Maria Bethânia Nascimento, de 53 anos, aproveitou a ação para descartar uma caixa de entulho e ressaltou os cuidados na hora do descarte. “Esse projeto me incentivou a tirar as coisas da minha casa e descartar corretamente. Fico preocupada deixar para os trabalhadores de limpeza coletarem e eles acabarem se machucando, pois não é correto este descarte. Por isso, não poderia perder esta oportunidade”, comentou.
Serviço
O drive-thru ambiental continua no sábado, 26, e domingo, 27, das 9h às 12h, na sede da Sesan, localizada na avenida Almirante Barroso, nº 3110, em frente a Tribunal de Justiça do Estado.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								