Jéssica Nascimento e Rafael Trindade Costa ganham a vida transportando turistas e moradores da ilha do Combu, diariamente, especialmente, nos finais de semana e dias feriados.
Os dois se juntaram a outros 28 barqueiros, que fazem o transporte de visitantes da ilha pelo rio e furos do Combu, para receberem capacitação promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) em parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo (BelemTur), na terça-feira, 14, e nesta quarta,15. A formação objetiva instruir os profissionais no melhor atendimento aos turistas que visitam o local e na segurança em transportes hidroviários.
Jéssica atua como barqueira há três anos na ilha do Combu e vê a capacitação como algo bom, pois acredita que é preciso aprender a tratar os turistas adequadamente para se sentiam acolhidos e voltem.
A barqueira conta que Prefeitura de Belém já realizou melhorias para a ilha, como é o caso da entrega do novo terminal hidroviário de Belém Rui Barata, localizado na praça Princesa Isabel, onde ocorre a travessia de Belém para a ilha do Combu.
Qualificação e atualização
A diretora de Planejamento da Belemtur, Sâmia Torres, informa que essa capacitação é necessária para que os barqueiros atendam melhor os participantes do Circuito Gastronômico, uma programação de iniciativa da Codem e BelemTur, que busca fomentar a gastronomia da região, prevista para o mês de outubro deste ano.
O treinamento dos barqueiros teve também a parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e da Capitania dos Portos e Marinha do Brasil. Os representantes das duas instituições deram orientações para os barqueiros sobre segurança no transporte fluvial.
Já a capacitação sobre atendimento ao turista foi viabilizada pelo professor do curso de administração da Universidade da Amazônia (Unama), Mário César Carvalho, mais um parceiro na ação.
“Nesses dois dias abordamos a excelência no atendimento ao turista, desde a forma de tratamento, passando pelos recursos humanos. Estamos acolhendo, formando essas pessoas, para podermos gerar bons anfitriões dentro da experiência do turismo”, conta Mário César.
O barqueiro Rafael Trindade Costa, atua no ofício há quinze anos. Ele enfatizou que é muito bom ver a ilha e os profissionais lembrados pela prefeitura, que trouxe capacitação para gente. É bom também ver que o turismo aqui vem crescendo cada dia mais”.
Selo de Qualidade
Após a formação, todos os barqueiros participantes receberam o Selo de Qualidade de Turismo, que atesta que aqueles profissionais foram capacitados pela Prefeitura de Belém. Ações como essa realizada pela Codem e BelemTur, na ilha do Combu, buscam profissionalizar os agentes de turismo local para fomentar o turismo na cidade de Belém e incentivar a economia e a produção locais.
Com isso, a Prefeitura Municipal de Belém busca avançar com o objetivo de tornar a capital paraense, com suas ilhas e distritos, uma das principais cidades turísticas do norte do Brasil.
Texto: Fabricio Lopes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								