Uma manhã de muitos serviços e valorização das lutas das mulheres. Assim a Prefeitura de Belém comemorou o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira, 8 de março, na feira do Ver-o-Peso.
A programação começou bem cedo, com aula de dança e atividades físicas providas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel), seguidas de apresentações culturais e ofertas de vários serviços gratuitos para mulheres da cidade.
Dança, ginástica, balé – Quem aproveitou a programação montada pela Sejel foi a professora de Educação Física, Arcilei Silva. “Eu já faço parte do projeto Dance Mais da Sejel. Lá a gente faz aula de dança, de ginástica localizada e balé. Agora nesse atual governo eu sinto que nós, mulheres, estamos bem representadas”, destacou a educadora física.
Serviços de beleza, testagem rápida para IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), verificação de glicose e pressão arterial, orientação nutricional, exames preventivos, feira de artesanato, assessoria jurídica e outro serviços foram ofertados para as trabalhadoras da feira do Ver-o-Peso e demais mulheres que pelo local passaram.
Bem aproveitado – A aposentada Adenelsa Rodrigues foi uma dessas mulheres que usufruíram dos serviços ofertados pela Prefeitura de Belém. “Hoje eu resolvi passear aqui no Ver-o-Peso e descobri esse evento maravilhoso que foi muito bem aproveitado por mim. Fiz aqui meu cabelo, minha sobrancelha. Neste dia das mulheres eu espero que nós mulheres tenhamos amor próprio e que sejamos felizes”, diz Adenelsa.
Outra mulher que buscou os serviços da na ação alusiva ao Dia Internacional das Mulheres foi a psicóloga Neli Chaves, que aproveitou o evento para cuidar da vaidade.
“Essa é uma ação de valorização, para deixar nós, mulheres, mais visíveis nesta sociedade. Como mulher e como belenense, eu espero que possamos mostrar mais o poder da mulher nortista", pontuou Neli Chaves.
Atrações Culturais – Além dos serviços oferecidos pelos órgãos municipais, o evento em comemoração ao dia da mulher também contou com apresentações culturais, como grupos folclóricos de carimbó e o grupo musical Pagode das Meninas, composto inteiramente por mulheres, que animou o público presente.
A programação foi realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), pasta responsável por articular políticas públicas para as mulheres na cidade. Outros órgãos municipais foram parceiros na ação, levando serviços para a comunidade durante a manhã desta dia 8 de março na feira do Ver-o-Peso.
Texto: Fabricio Lopes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								