Prefeitura de Belém realiza a primeira reunião do Conselho da Cidadania

No intuito de desenvolver pautas com temas relevantes para o desenvolvimento da cidade, a Prefeitura de Belém promoveu a primeira reunião do Conselho da Cidadania que integra representantes da sociedade civil, intelectuais e artistas. O evento foi realizado em formato semipresencial, no final da tarde desta terça-feira, 22, no Solar Beira, localizado no Complexo do Ver-o-Peso.

O Conselho tem como objetivo abrir espaço para um debate livre sobre temas de inovação tecnológica e programas sociais que diminuam a desigualdade. Para o prefeito de Belém, a cidade tem capacidade enorme para o desenvolvimento nessa perspectiva ampla e que nesse sentido o Conselho tem muito a agregar.

“Reunimos aqui dirigentes empresariais e dirigentes de trabalhadores das mais diversas áreas e também cientistas de alto nível, empreendedores, a sociedade civil, representada no conselho que vai pautar temas, debater esses temas, apresentar o relatório e nós, na medida do possível, vamos transformar essas ideias em projetos eficazes que inovem, modernizem e transformem Belém numa cidade que efetivamente seja abrigo para todo o nosso povo”, ressaltou Edmilson Rodrigues.

Para o Conselho de Cidadania de Belém serão escolhidos presidente e vice-presidente a partir do momento que o projeto de lei for aprovado pela Câmara Municipal. As ideias debatidas pelo Conselho se tornarão efetivas quando encaminhadas para cada órgão e secretaria como sugestão oficial de políticas para serem inseridas no planejamento de governo.

A convite do gestor municipal para fazer parte do Conselho de Belém, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Fernandes Xavier, afirmou que é preciso atenção aos moradores das ilhas da capital paraense. “Eu me manifestei completamente favorável e parabenizei a ideia, porque Belém tem 39 ilhas e esses moradores precisam de um maior apoio e atenção do gestor municipal. Então, me coloquei à disposição e coloquei a Senar e todos os cursos que nós temos visando dar atenção à sociedade via produção porque não tem outro caminho”, destacou o presidente da Faepa.

Ao todo são trinta membros das mais diversas áreas entre economistas, representantes dos bancários, arquitetos, pesquisadores e artistas que se uniram no Conselho em prol de ações que beneficiem a população. "O Conselho mostra a disposição que o governo tem, que o prefeito Edmilson Rodrigues tem de governar com todos. Um governo que olha e busca por aqueles que mais precisam e estão no centro da nossa proposta de governo. Mas governar com todos é também o princípio", pontuou a titular da Secretaria Municipal de Administração, Jurandir Santos.

A secretarias municipais não participam do órgão, porém desempenham papel de apoio e orientação na articulação de ações referentes a cada área, como é o caso da Secretaria Municipal de Gestão de Planejamento (Segep). O titular da pasta, Cláudio Puty, explicou a dinâmica da Secretaria no fluxo de trabalho com membros do Conselho da Cidadania. "Nós vamos disponibilizar para vocês e-mail e número de contato para que possamos definir questões básicas, calendário de reuniões com antecedência e a constituição de grupos de trabalho para que possamos ter pautas e apresentar ao prefeito as sugestões de políticas públicas", esclareceu o titular da Segep.

Veja os nomes que compõem o Conselho da Cidadania:

– Francisco das Chagas do Valle Sidou;
– Zélia Amador de Deus;
– Auriléia Gomes Abelém;
– Dulce Rosa de Bacelar Rocque;
– Flávio Augusto Sidrim Nassar;
– Manoel Malheiros Tourinho;
– Nabig Charone;
– Paulo Jorge Martins Nunes;
– Edna Maria Ramos de Castro;
– Rosa Acevedo Marín;
– Carlos Renato Lisboa Fracês;
– Luís Bassalo Crispino;
– Raimunda Nonata Monteiro;
– Maurílio de Abreu Monteiro;
– Ima Célia Guimarães Vieira;
– Aldebaro Klautau Neto;
– Nelson Luis Texeira Chaves;
– Tatiana Deane de Abreu Sá;
– José Conrado Azevedo Santos;
– Carlos Fernandes Xavier;
– Augusto Jorge Joy Neves Colares;
– Alberto Ferreira de Andrade Júnior;
– Miriam Oliveira de Andrade;
– Antônio Caetano de Souza Filho;
– Tatiana Cibele da Silva Oliveira;
– Angela Conceição Lopes;
– João Marcelo Azevedo Santos;
– Maria Claudia Bentes Albuquerque;
-José Wilson Costa Araújo (Zeca Pirão);
– Clovis Armando Lemos Carneiro;
– Lucivaldo da Silva Ribeiro “Branco”.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar