Prefeitura de Belém realiza Blitz da Inclusão para lembrar Dia Nacional do Cego

Treze de dezembro é o Dia Nacional do Cego. Por isso, a Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promoveu, nesta segunda-feira, 13, a Blitz da Inclusão entre os funcionários do espaço.

A programação foi conduzida pelo professor cego, Aguinaldo da Silva Barros, que é mediador do Programa Nas Tuas Mãos, desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino.

“Procuramos orientar os funcionários para atendimento, abordagem e condução da pessoa cega, como, por exemplo, a forma de guiar uma pessoa cega, que precisa segurar no cotovelo do guia vidente; como a pessoa cega se locomove com a bengala longa; cuidados que a uma pessoa cega deve ter ao se sentar na cadeira segurando o espaldar da cadeira; e o que deve ser dito ou não por ela para facilitar a sua comunicação”, explicou o professor.

Nas Tuas Mãos – O programa busca assessorar os alunos matriculados na rede municipal de ensino de Belém, na qual existem, hoje, 61 educandos com baixa visão e 17 com cegueira. O programa também promove a formação continuada para professores das salas regulares, das salas de recursos multifuncionais, estagiários e comunidade em geral.

O assessoramento dos educandos com cegueira é realizado uma vez por semana nas escolas. Durante a visita vai uma equipe de quatro professores, um pedagogo e uma psicóloga.

Atendimento Educacional Especializado – A equipe se divide assessorando em parceria com professores das salas regulares e das salas de recursos multifuncionais, mostrando a forma correta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com aulas de alfabetização da Língua Portuguesa, por meio do sistema Braille, tecnologias auxiliares, como o DosVox e NVDA, plataforma para a leitura de tela para facilitar a inclusão digital de deficientes visuais. A equipe também promove orientações sobre a mobilidade dos alunos, ensinando a andar de bengala dentro da escola.

Cada escola municipal tem, de acordo com os alunos matriculados, equipamentos especializados, que são ofertados às escolas por meio do Ministério da Educação (MEC) e Prefeitura de Belém. A máquina Perkins e a Reglete são utilizadas para escrita e leitura em Braile. Os computadores possuem o sistema DOSVOX. A impressora em Braille produz em larga escala e possibilita que o Crie receba os livros didáticos e os transforme para o sistema Braille, com a ajuda do programa de computador Braille Fácil e, assim, atenda as escolas do município.

“A deficiência visual tem duas classificações: as pessoas com baixa visão e as pessoas cegas. Hoje é um dia voltado para as pessoas cegas, uma data sancionada em 1961 pelo presidente Jânio Quadros. 13 de dezembro também é o dia de Santa Luzia, que é considerada pelos católicos a santa milagrosa dos cegos”, recorda o professor Aguinaldo Barros.

No próximo dia 15, o Crie realizará a palestra A importância da consultoria na audiodescriação, com a professora Mônica Carvalho, do programa de pós-graduação de Ciência e Educação da Matemática, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Texto: Tábita Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar