Prefeitura de Belém realiza I Encontro de Gestores em Reabilitação

Evento busca fortalecer rede de cuidados e ampliar parcerias entre Sesma e Semiac

Com o objetivo de alinhar estratégias, fortalecer a rede de cuidados e fomentar uma gestão integrada e inclusiva no atendimento a pessoas com deficiência (PCD), a Prefeitura de Belém realizou, nesta sexta-feira (16), o I Encontro de Gestores em Reabilitação: Diálogos Inclusivos. A iniciativa reuniu profissionais no auditório Dira Paes, na sede da Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (Semiac), no bairro da Cidade Velha.

A ação é fruto de uma cooperação técnica entre a Semiac e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e visa ampliar a troca de experiências, promover boas práticas e construir de forma participativa soluções para os desafios enfrentados nos serviços de reabilitação.

Durante a programação, foram realizadas apresentações institucionais das duas secretarias e relatos sobre a implementação dos Núcleos de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (NATEAs) e do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), além da explicação sobre o preenchimento do formulário de monitoramento da rede de atendimento.

Ao dialogar com os gestores presentes, a secretária municipal de inclusão e acessibilidade, Nay Barbalho, destacou a importância da troca entre os profissionais da rede. “Nós pensamos esse momento como um momento de apresentação e acolhimento. Porque pra nós e pra vocês também fica muito complicado ir ao serviço e ter diálogos separados, nós todos temos o mesmo propósito, nós todos estamos na mesma área que é a área da saúde. Então, é importante que nós tivéssemos esse momento de alinhamento, de troca e tirar as dúvidas. A Semiac e a Sesma estão caminhando juntas para que a gente possa prestar um serviço melhor”.

Ainda sobre o fortalecimento das parcerias, Nay acrescentou, “esse encontro é o momento em que os serviços de reabilitação do município da Sesma estão fazendo uma troca, alinhamento de conduta de desafios e oportunidades que a gente vai ter nessa gestão de apresentar a Semiac como uma parceira nesse processo. E que as duas secretarias, Sesma e Semiac, vão estar alinhadas na condução desses centros de reabilitação”, ressaltou a titular da Semiac.

O secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, também reforçou a relevância da integração entre as equipes. “A gente precisa ter ideias inovadoras como essa pautada em questões técnicas para que a gente tenha uma saúde sustentada dentro da Sesma e com o apoio total da Semiac. Agradeço a oportunidade de poder estar com cada profissional aqui. E o Congresso veio executar o que a gente já vem conversando para que a gente tenha um novo cenário. E que isso possa trazer um legado para todos nós a partir dessas discussões”, disse.

A manhã contou ainda com a participação da facilitadora Martha Lima, que apresentou as ferramentas de diagnóstico participativo, como o Diagrama de Ishikawa. Essa metodologia permite identificar com mais clareza os desafios na gestão dos serviços e traçar soluções eficazes por meio do protagonismo dos profissionais da área e da escuta ativa das realidades locais. 

Para a diretora técnica da Organização Não Governamental (ONG) Instituto Saber, Marina Moraes, o encontro também fortalece os vínculos entre as instituições. “Esse momento é muito significativo pra gente estreitar essas relações entre as secretarias e os serviços que já existem. Nós sabemos que as dificuldades são grandes, tanto desse usuário que vai procurar a gente, e a gente precisa estar bem alinhado para que a gente ofereça um serviço de qualidade”.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar