A Prefeitura de Belém recebeu na manhã desta quinta-feira, 24, na sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad), no bairro do Marco, lideranças do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social da Fundação Papa João XXIII (Sintsuas-Funpapa) para reunião setorial de mesa de negociação.
O encontro deu andamento ao diálogo acerca de uma série de demandas apresentadas pela categoria, com destaque para a atualização da progressão funcional, melhorias nas situações de trabalho e déficit de funcionários públicos.
A Prefeitura esteve representada por uma comissão formada por Jurandir Novaes, secretária de Administração; Luiz Araújo, secretário de Controle, Integridade e Transparência (Secont); o presidente da Funpapa, Alfredo Costa; e o diretor da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Bruno Cunha, entre outros gestores municipais.
"Desde o ano passado estamos realizando rodas de diálogo com os servidores para atender as reivindicações. É salutar que essa linha seja mantida, afinal de contas, a transparência é um dos pilares da nossa gestão", exaltou a titular da Semad, Jurandir Novaes.
No próximo dia 9, está marcado um novo encontro com a categoria, onde estarão em pauta o orçamento e o reconhecimento do governo sobre a legitimidade das demandas, uma análise conjunta do orçamento da Funpapa destinado ao pagamento de pessoal e o recurso disponível que será usado para a progressão salarial dos servidores.
O presidente da Funpapa, Alfredo Costa, ressaltou as dificuldades impostas a partir do não repasse de verbas da União ao município.
“O Governo da Nossa Gente é um governo transparente e com diálogo permanente com os servidores públicos municipais. Estamos sempre abertos para dialogar. O Governo Federal realizou um corte brutal na assistência social. Só em 2021 foram mais de R$ 5,3 milhões que não chegaram aos cofres da Funpapa. Quando não chega o recurso federal, o jeito é correr para o Tesouro Municipal, daí a dificuldade que a nossa Fundação passa nesse momento”, disse.
Nesse primeiro momento, diante das reivindicações, a Prefeitura de Belém também informa que, ao tomar conhecimento de cada uma das questões apresentadas, ainda em 2021, entrou em ação para saná-las. Porém, trata-se de questões que vêm se acumulando ao longo de gestões anteriores e agravadas pelo contexto imposto pela pandemia da covid-19.
Ainda na reunião, em relação à tabela salarial, a comissão do governo informou que instituiu uma mesa de diálogo permanente com representantes da categoria e vem mantendo respeitosamente, de forma permanente, a priorização das discussões que forem comuns aos servidores, como a reposição da inflação de 2021 em 2022, conforme acordo assinado entre a Prefeitura de Belém e o Fórum de Representantes das Entidades de Servidores Públicos Municipais.
Texto: Ronaldo Gillet
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								