Construído em 1943, o tradicional mercado de Santa Luzia, localizado na esquina da Avenida Bernal do Couto com a Travessa D. Pedro, no bairro do Umarizal, está passando por reforma geral iniciada no final do mês de novembro no setor de hortifrutigranjeiros. Para não prejudicar as vendas e garantir a segurança de quem trabalha no local, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, remanejou os feirantes para a área externa, no entorno do mercado.
O mercado de Santa Luzia abriga, hoje, 51 feirantes que esperavam ansiosos por benfeitorias no espaço. Os trabalhadores mais antigos contam que o prédio nunca havia passado por reforma geral, recebia apenas pintura externa e pequenos reparos. Marco Antônio Pacheco trabalha no mercado há 35 anos e aguarda com entusiasmo pelas melhorias. “Nós já esperávamos pelas obras desde o início do ano, e estamos confiantes de que vamos ganhar um espaço digno para trabalhar, e espero que as obras ocorram conforme o planejado e prometido”.
Quem também aguarda com expectativa as obras de reforma é José Luís Cardoso, vendedor de farinha há mais de 20 anos. Ele conta que herdou o ponto do pai e já é a segunda geração da família a trabalhar no Santa Luzia, de onde sai o sustento da família inteira. “Eu espero ver esse espaço bonito e organizado, mais frequentado pelas pessoas do bairro, pois temos uma localização privilegiada, só faltava realmente esta atenção especial para deixar o mercado moderno e limpo”, avalia.
Enquanto as obras avançam, sete vendedores da área de alimentação continuam dentro do mercado, mas devem ser remanejados até o final da semana. Ruth Guimarães é uma delas. Vendedora de refeições há nove anos no mercado, ela está animada em poder trabalhar num ambiente mais confortável. “Soube que o projeto vai incluir uma moderna praça de alimentação. Estamos esperando que a reforma atraia a clientela e aumente o faturamento”, comenta empolgada.
Nesta fase inicial das obras estão sendo retiradas as telhas de barro, que serão totalmente substituídas, e demolidas as paredes internas para adequação ao novo projeto. Com as obras serão sanadas as infiltrações do prédio. O mercado também vai ganhar novas instalações elétricas e hidro-sanitárias, além de pintura interna e externa. Com a reforma, a Prefeitura de Belém vai promover o reordenamento e reurbanização do espaço externo do mercado que será contemplado com área verde, quiosques e nova iluminação.
O investimento total da obra será de R$ 2.653.910,41. A previsão de conclusão é para o mês de junho de 2016. “Esta obra foi planejada em todos os aspectos desde a concepção do projeto, com um novo conceito interno e urbanização do entorno. O cronograma físico e os recursos financeiros para a execução da reforma serão cumprido sem contratempos”, enfatiza o secretário municipal de urbanismo, Adinaldo Sousa de Oliveira.
Texto: Cybele Puget
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								