A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Habitação, recebeu uma comissão de mulheres pré-selecionadas para as unidades habitacionais dos residenciais Maracacuera I e Maracacuera II, distrito de Icoaraci. Elas solicitaram uma reunião para saber sobre o cronograma de conclusão das obras e de entrega das moradias. Organizadas em uma comissão, o grupo pediu para acompanhar o andamento dos processos junto à Sehab.
"Eu pago aluguel, luz, tem a minha netinha que a minha filha deixou comigo pra tentar emprego em Santa Catarina. Então, eu queria uma previsão de quando os apartamentos serão entregues, para me organizar", disse a manicure Elaine Barbosa dos Santos, de 45 anos, que também trabalha como diarista para se sustentar e sustentar a neta Isabelly, de 4 anos. "Ela (a neta) vai começar a estudar e eu tenho que me organizar, para ver a escola mais próxima", explicou a manicure.
Notícias falsas
Durante a reunião, as participantes apresentaram dúvidas e preocupações, algumas causadas por notícias falsas divulgadas em redes sociais e que foram devidamente esclarecidas pelo secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, inclusive sobre ameaças de invasão dos imóveis.
"Nós esclarecemos que as pessoas devem se informar pelos canais oficiais da Prefeitura de Belém e da Sehab. Agora nós somos uma gestão que trabalha com transparência", destacou Moraes.
Obras – As obras dos residenciais Maracacuera I e Maracacuera II são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal e já se encontram em fase final de execução, com mais de 98% do projeto habitacional concluído. Segundo a empresa executora, as construções passam pela fase de obtenção de licenças para liberar a habitação, conforme previsão legal.
A Secretaria Municipal de Habitação é responsável pela seleção de beneficiários que se enquadram nos critérios do programa de moradia social, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Pré-selecionada em sorteio, a camareira Rosana Sena, de 48 anos, está com o filho desempregado e conta que tem tido muitas dificuldades de pagar o aluguel da casa onde mora no Paracuri I. "Hoje eu até pedi uma liberação do meu trabalho para poder vir aqui e saber mais sobre a previsão de entrega dos apartamentos. Tá tudo muito difícil", contou emocionada.
Compromisso – O secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, se comprometeu a solicitar e mediar uma reunião entre a comissão e representantes da Caixa Econômica Federal para o melhor detalhamento do cronograma de conclusão e entrega das unidades habitacionais.
"O compromisso dessa gestão é realizar todos os esforços para que essas moradias cheguem logo a quem mais precisa", frisou o secretário.
Texto: Tania Menezes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								