A programação realizada pela Prefeitura de Belém para a intensificação dos plantões na área da saúde, e o reforço de insumos na rede de Urgência e Emergência do município nas festas de final de ano, foi executada com sucesso.
O fluxo de entrada de usuários tanto no HPSM Humberto Maradei Pereira quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci, e as ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ficaram dentro do esperado.
No PSM do Guamá no dia 31 de dezembro e no primeiro dia de 2016, houve um total de 664 atendimentos em todas as clínicas. Já na UPA, 736 pacientes foram atendidos e no Samu, 114 ocorrências foram realizadas.
Prevendo a demanda de atendimentos, a Prefeitura teve a preocupação de reforçar o quantitativo de plantões e insumos na Urgência e Emergência da capital. “As clínicas que mais demandam são as de pediatria, clínica médica, pequena cirurgia e traumatologia. Foram nesses setores que nós aumentamos os plantões para garantir com que o acesso e atendimento dos usuários fossem realizados plenamente”, ressaltou o diretor do departamento de Urgência e Emergência do Município, Ivison Carvalho.
As unidades que também garantem atendimento 24h, Marambaia, Jurunas, Tapanã, Telégrafo, Outeiro, Sacramenta, Cotijuba, Carananduba, Baía do Sol, Benguí I e Icoaraci, também registraram plantões tranquilos durante as festas de final de ano.
Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								