Prefeitura doa enxoval para bebês de grávidas do CRF

Dentro da programação da Semana do Bebê, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher (Combel) e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou o 4º Baby Chá Coletivo que beneficiou 13 detentas do Centro de Recuperação Feminino (CRF), na tarde desta quarta feira, 27.

A doação ocorreu na Unidade Materno Infantil da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) para sete grávidas e seis mães de bebês de colo. Elas receberam seis kits com produtos de higiene pessoal, roupas, fraldas, carrinho de bebê e outros itens necessários para os primeiros momentos de vida das crianças.

Suellem Guedes, 18 anos e grávida do terceiro filho se emocionou com a doação. “Esse ato de solidariedade proporcionado a nós, presidiárias, é uma forma de mostrar que estamos sendo ouvidas e que existem pessoas trabalhando para que os nossos filhos recebam os cuidados que toda criança necessita. Hoje, enxergo a vida com outros olhos”, afirmou a jovem.

Para a coordenadora da Combel, Noeme Barbosa, o trabalho é uma forma de integrar e acolher mulheres em processo de reclusão. “Estamos na semana do bebê, é um momento oportuno para acompanhar as crianças e atender as mães. É também uma forma de mostrar que as políticas públicas estão voltadas para a relação mãe e bebê”, ressaltou.

O projeto Baby Chá Coletivo foi iniciado em 2013 e já beneficiou mais de 450 mulheres. O principal objetivo é executar e articular políticas públicas de atendimento às mulheres e acompanhamento dos bebês. Um trabalho integrado na área da saúde, educação e assistência social.

Carmen Botelho, diretora do CRF, destacou a importância do projeto. “Agradeço a cada um que faz parte desse trabalho e acredita, como eu, que não estamos aqui para julgar nenhum ato cometido por elas. O nosso dever é unicamente orientá-las. Tenho certeza que se cada um fizer a sua parte, teremos a oportunidade de formar novas cidadãs”, afirma Carmen Botelho.

Ainda durante o evento, a equipe da prefeitura orientou as mães e futuras mamães sobre cuidados necessários durante a gestação e com o bebê. No local, também houve exibição de vídeos sobre a importância do papel da maternidade.

Mãe de dois filhos, a custodiada Zenilda Martins da Silva, 37 anos, se disse privilegiada com o evento. “Tivemos a oportunidade de ganhar tudo que um bebê necessita ao nascer. Agradeço a todos que nos proporcionaram tamanha alegria”.

Texto: Roberta Gelak

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar