Prefeitura e governo estadual anunciam construção de terminal hidroviário em Icoaraci

A Prefeitura de Belém, em cooperação com o governo estadual, construirá um terminal hidroviário no distrito de Icoaraci, ao lado do trapiche local. A obra foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 21, pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelo governador Helder Barbalho.

Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelos gestores, juntamente com a agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva e demais secretarias municipais e estaduais, em cerimônia realizada no Palácio dos Despachos. O complexo hidroviário vai integrar o transporte terrestre e fluvial do distrito de Icoaraci e das Ilhas, agregará quiosques com espaço dedicado ao artesanato marajoara, a cerâmica produzida em Icoaraci e demais.

A obra está orçada em R$ 8 milhões, sendo parte do valor assegurado por emenda da bancada parlamentar federal e outra parte pelo governo do estado. A expectativa do governo estadual e da Prefeitura de Belém é que a integração com a ilhas da região, através da melhor infraestrutura que o terminal hidroviário vai promover, irá fomentar e fortalecer o turismo e a produção artesanal na orla de Icoaraci, assim como o desembarque de navios com turistas nacionais e internacionais.

Edmilson Rodrigues destaca que a obra envolverá um planejamento conjunto, que já está sendo elaborado e que agora poderá ser realizado, através de uma infraestrutura de primeira linha, moderna e confortável. O prefeito ressalta que a gestão municipal, através das secretarias do Meio Ambiente, Urbanismo, BelemTur e Semob, dão todo o suporte complementar ao projeto.

Terminal hidroviário integrará Belém às ilhas e fomentará o turismo nacional e internacional

O prefeito explica que o terminal compreenderá o planejamento turístico na relação entre as ilhas de Belém e as localidades marajoaras. A Ilha de Joanes, para dar apenas um exemplo, é uma das ilhas mais visitadas no Marajó, e o ponto de partida é Icoaraci. Então, vamos poder agora atrair turistas”, afirma Edmilson Rodrigues.

O governador Helder Barbalho afirma que a formalização da parceria entre o governo e a prefeitura, visando viabilizar o transporte em Icoaraci é muito importante para o distrito, interligando pelas águas. "Nós teremos o fortalecimento da chegada de cruzeiros, roteiros turísticos internacionais e também a interligação com a Ilha do Marajó", ressalta.

Terminal Hidroviário – O início das obras está previsto para outubro, com previsão de conclusão para o final de 2022. Em março deste ano, técnicos da Prefeitura de Belém e do governo do estado fizeram uma análise técnica da área na rua Siqueira Mendes, em Icoaraci, para elaboração do projeto.

Fomento turístico – Com nome de origem Tupi Guarani, o distrito de Icoaraci tem como significado “mãe de todas as águas” ou “de frente para o sol”. O distrito localizado a 20 km do centro de Belém, é banhado pelos rios Guajará e Maguari. O atual trapiche de Icoaraci realiza as travessias para as ilhas da região, como Cotijuba e para o arquipélago do Marajó.

O terminal hidroviário será implantado na rua Siqueira Mendes, onde estão localizados muitos pontos comerciais do distrito, como o famoso Mercado Municipal de Icoaraci, que completa neste mês de junho 76 anos.

Parte da produção agrícola das ilhas de Belém desembarca em Icoaraci

Pelo trapiche de Icoaraci desembarca a produção de famílias de pequenos agricultores das ilhas de Belém, como Cotijuba, que trazem legumes, verduras, frutas, peixe, frango e hortaliças para serem comercializados na feira do distrito aos sábados.

"O terminal hidroviário é um grande passo que nós damos do ponto de vista estrutural. É uma obra necessária para o distrito de Icoaraci", afirma a agente distrital Ellana Silva.

Ela enfatiza, que a estrutura atual do trapiche não suporta a demanda local, inclusive de pessoas que moram em Cotijuba e trabalham em Icoaraci, nas áreas adjacentes e também para turismo no distrito.

Para o titular da Coordenadoria Municipal de Turismo, André Cunha, o novo terminal é de grande relevância para a capital paraense, para recepção com acessibilidades aos turistas nacionais e internacionais. Cunha ressalta, que a grande parte dos turistas de navios transatlânticos são pessoas idosas, com dificuldade de locomoção. Porém, esse desembarque é feito de uma forma muito precária pelo trapiche de Icoaraci. "Há muito anos todas as empresas e as comunidades que trabalham com o turismo clamam e pedem por essa obra, que vai beneficiar muito e ajudar a desenvolver mais o turismo de Belém”, explica Cunha.

Além do prefeito de Belém e governador do estado, assinaram o termo de cooperação, os titulares das secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana e Coordenadoria Municipal do Turismo.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar