Os trabalhadores informais que atuam em frente às calçadas do hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará, no bairro Umarizal, receberam nesta segunda-feira, 20, novos equipamentos totalmente padronizados para a comercialização de lanches e variedades. A entrega dos equipamentos é parte do programa Calçada Legal, realizado em parceria do governo estadual com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e outros órgãos municipais.
“Antes nós corríamos da Secon, agora, eles nos deram a oportunidade de nos legalizar e ainda ganhar um equipamento digno para o nosso trabalho”, revelou Andréa de Nazaré Lima, que há 7 anos atua em frente ao hospital com a venda de refeições.
“Os novos carrinhos são uma benção, deixaram tudo mais limpo e organizado”, contou Edilson Martins de Sousa, que há 12 anos tira da venda de lanches o sustento da esposa e dos dois filhos.
O comércio em frente à Santa Casa também serve de suporte, principalmente, para familiares de pacientes do hospital, que muitas vezes vêm de longe e precisam fazer uma refeição rápida. É o caso de José Magno, que há 6 anos vem sempre à Santa Casa trazer o filho para um tratamento. “Eu sou cliente fiel do Edilson e estou muito feliz por essa evolução no ponto dele. Esses trabalhadores merecem nosso reconhecimento e respeito”, enfatizou o cliente.
Capacitação
Além da padronização e doação de onze equipamentos, o projeto Calçada Legal conta com os cursos de capacitação profissional e atendimento ao cliente, ministrados aos ambulantes da Santa Casa pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e também de Manipulador de Alimentos, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
“O Calçada Legal é um projeto social que leva mais dignidade aos nossos permissionários, tanto pela infraestrutura dos equipamentos, que foram padronizados conforme as normas legais e de segurança sanitária, quanto em relação aos cursos de capacitação que os ajudam a gerir os negócios. Queremos que esse projeto de parceria seja exemplo para os demais que estamos realizando em nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.
Crédito Solidário – O próximo passo do programa Calçada Legal será a busca por créditos solidários da Prefeitura de Belém, através do Banco do Povo, para ajudar ainda mais esses trabalhadores a aperfeiçoar seus negócios.
Texto: Roberta Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								