Os novos concursados da Prefeitura de Belém que atuarão na Secretaria Municipal de Educação, tomaram posse dos cargos. Duas cerimônias foram realizadas no salão da Semec para receber os 160 novos servidores do município, uma na terça-feira, 14, e outra nesta quarta-feira, 15.
Dinâmicas em grupo e breve esclarecimento sobre a metodologia da educação municipal e funcionalismo público fizeram parte da programação. “Foi uma manhã muito boa, uma forma bem carinhosa de dar as boas vindas. Também foi muito importante esclarecer um pouco sobre os trâmites e a cultura organizacional da secretaria”, ressaltou o professor de artes, Orlins Souza Leite.
“Estamos muito felizes em recebê-los. Em agosto, este público participará de uma formação de três dias, onde conhecerão de forma mais aprofundada a estrutura da educação municipal, seus direitos e deveres”, explicou a diretora de educação da Semec, Socorro Aquino.
No mês de junho foram nomeados 220 classificados do cadastro reserva dos concursos públicos N°01/2011 e Nº 01/2012. Dentre os convocados estão 202 profissionais do ensino superior do concurso realizado em 2011, que atuarão em Belém, Mosqueiro e Outeiro nos cargos de técnicos pedagógicos; professores licenciados nas áreas de atuação da educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e/ou educação de jovens e adultos (EJA); nas disciplinas de artes, geografia, história, educação física, matemática, língua portuguesa e ciências.
Educadora há 35 anos, Rosivalda Rodrigues, de 60 anos, está ainda mais motivada agora que é concursada. “Eu não sei fazer outra coisa senão ensinar. Estou na sala de aula há 35 anos. É difícil faltar um dia. Dedico todo o meu amor e carinho. Gosto de usar a música para ensinar as minhas crianças, sou uma pimentinha na sala de aula. Sinto-me com 20 anos de idade”, afirmou a professora.
Outros 18 profissionais do concurso público de 2012 foram convocados para ocupar cargos de administrador, arquiteto, assistente social, bibliotecário, contador, fisioterapeuta, psicólogo e fonoaudiólogo.
“Nem todos os convocados se apresentaram. Vamos fazer uma nova chamada até que complete as 202 vagas do magistério”, concluiu a diretora geral da Semec, Luanda Freire.
Texto: Andreza Carvalho