Cerca de oito mil pessoas serão beneficiadas com a reforma da Unidade Saúde da Família Aeroporto, no distrito de Mosqueiro. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), entrega, na nesta sexta-feira, 01, o prédio reformado, farmácia abastecida, mobília nova e equipe de atendimento multiprofissional.
Com um investimento de cerca de R$ 81 mil, provenientes do Ministério da Saúde, a USF Aeroporto ganhou reforma no telhado, pintura, novas portas e janelas, reforma no banheiro, que já era adaptado para portadores de necessidades especiais. Além de mobílias novas, modernas e confortáveis e nova climatização. Com isso, o ambiente fica muito mais humanizado e propício para a realização de consultas, exames ginecológicos, atividades educativas sobre saúde e aplicação e distribuição de medicação.
Funcionando há quinze anos, a USF Aeroporto realiza diariamente cerca de 50 atendimentos na unidade e 56 visitas a domicílios do entorno. Para tanto, dispõe de duas equipes, compostas por médicos, enfermeiras, técnico de enfermagem, odontóloga e agentes comunitários de saúde, que fazem a acolhida e a orientação da população para cuidados básicos.
A unidade também atende pacientes de programas voltados para saúde da mulher, do idoso e de crianças e adolescentes, Proame (Programa de Amamentação) e Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), PSE (Programa Saúde na Escola), além de realização de exames laboratoriais, serviço odontológico, planejamento familiar e palestras informativas para a comunidade.
Com a entrega da USF, a Prefeitura de Belém chega dezesseis revitalizações somente em 2014. Já foram entregues as UMSs do Satélite, Icoaraci, Tapanã, Jurunas, Águas Lindas, Carananduba e Bengui I; e as USF Furo das Marinhas, Riacho Doce, Parque Guajará, Radional II e Barreiro I. Também foram inaugurados o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i) e a Unidade de Acolhimento.
Academia da saúde
A Prefeitura inaugura também na sexta-feira, o primeiro pólo do Programa Academia da Saúde no município de Belém, que ficará localizada na Praça do Carananduba, na Ilha de Mosqueiro. Foram investidos R$ 100 mil, repassados à prefeitura pelo Ministério da Saúde para a construção de um pólo de porte intermediário. O espaço é de livre acesso à população para o desenvolvimento de ações que contribuam para a promoção da saúde e modos de vida saudáveis.
O pólo de Mosqueiro estará vinculado à Unidade Municipal de Urgência e Emergência do Carananduba e terá o apoio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Educadores físicos estarão no pólo durante a semana para orientar os frequentadores da academia, desenvolvendo programas de musculação, aeróbica, ginástica e atividades lúdicas.
Numa área de cerca de 100m², os usuários poderão se exercitar em doze equipamentos fixos, que são barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominais, barras assimétricas e barras de marinheiro. Além disso, os educadores físicos terão equipamentos para uso durante as atividades, como bambolês, cordas, estepes, colchonetes, bolas e jogos de xadrez.
A equipe multiprofissional do Nasf, composta de psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico, promoverá ações contínuas na academia da saúde. Serão programadas atividades educativas com jogos lúdicos, orientação em grupo na atenção básica, atividade física em grupo, práticas corporais e consultas com esses profissionais.
Em breve, a Prefeitura inaugurará mais quatro pólos de Academia da Saúde, que ficarão no conjunto Maguari, distrito de Outeiro e nos bairros do Tapanã e Marambaia.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								