Prefeitura faz acordo com guardadores de carro do Ver-o-Peso

Na madrugada desta quinta-feira, 20, equipes da Secretaria Municipal de Economia (Secon), estiveram no Complexo do Ver-o-Peso para retomar a administração do estacionamento localizado na praça do pescador, que há mais de seis anos estava sendo ocupado de maneira irregular por guardadores de carros. Ao todo, 12 pessoas que exerciam atividades no espaço tiveram que desocupar a área, com a proposta da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) de captar vagas de emprego para esses trabalhadores. A ação ocorreu de maneira pacífica e contou com o apoio da Guarda Municipal (GMB) e Polícia Militar.

Assim como no Espaço Palmeira, a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) também pretende repassar a administração do estacionamento para terceiros, garantindo que, com a concessão dos espaços, os recursos adquiridos aos cofres públicos sejam utilizados para benefício da própria população de Belém, através de investimentos no centro comercial de Belém e no Ver-o-Peso.

Além disso, outro ponto decisivo que fez a PMB assumir o estacionamento da Praça do Pescador, foi o sistema estratégico para impulsionar as vendas no Complexo, através de estacionamentos rotativos, que aumentem o fluxo de consumidores do Ver-o-Peso. “Haviam usuários que utilizavam as vagas pagando mensalmente, monopolizando o espaço e ocupando uma área que poderia ser utilizada por um cliente da feira. Com o sistema de estacionamento rotativo, as pessoas vão poder ter mais vagas, impulsionando o interesse das pessoas em comprar na feira”, destacou o Secretário da Secon, Marco Aurélio Lima do Nascimento.

Para solucionar o problema dos trabalhadores do Ver-o-Peso, a Prefeitura de Belém já está providenciado vagas de trabalhos em empresas terceirizadas parceiras da PMB. “Esses guardadores de carros já sabiam da irregularidade, pois há cerca de um ano nós viemos aqui notificá-los e explicar a situação, porém, como sabemos da dificuldade de encontrar outro espaço para exercer as atividades, já estamos providenciando empregos tanto para os flanelinhas como também para os serviços gerais que trabalhavam no banheiro anexo ao estacionamento”, explicou o Secretário.

O Presidente da Associação dos Lavadores e Guardadores de Carro de Belém, Elias Silva, também trabalhava no local, ele diz que desta vez a negociação com o poder público foi pacífica, pois acredita que a Prefeitura irá resolver a situação dos trabalhadores da área, que dependiam da administração do estacionamento para sobreviver. Enquanto isso, o local, que possui 65 vagas para veículos, fica sobre os cuidados da PMB e terá a entrada e saída liberada até a terceirização do espaço.

Texto: Roberta Corrêa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar