Prefeitura garante atendimento odontológico de urgência em Belém

Com dor de dente há alguns dias, a professora Silvia Pessoa procurou atendimento de urgência no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo) da Prefeitura de Belém. O atendimento imediato, não surpreendeu a professora. “Eu já tinha boas referências daqui, por isso na hora da necessidade vim sem medo, após ser encaminhada por uma unidade de saúde do meu bairro e fui logo atendida. Estava sentido dor e o dente estava muito inflamado. A dentista fez a urgência e colocou uma medicação intracanal para dor e depois receitou antibiótico e analgésico”, explicou.

Silvia é um dos mais de setecentos casos atendidos por mês na urgência odontológica do Cemo em Belém, que funciona 24h através de demanda espontânea e que atende casos considerados de urgência.

Segundo o Protocolo de Saúde Bucal do Município de Belém, as pessoas encaminhadas para a urgência devem ser avaliadas pelo cirurgião dentista no plantão e de acordo com o diagnóstico estabelecido, recebem tratamento imediato, se necessário. O atendimento de urgência visa eliminar ou controlar a dor das pessoas, cadastradas ou não no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém para dar continuidade ao tratamento, o cadastro é necessário.

“ Em qualquer horário do dia, se a pessoa sentir a necessidade do serviço de urgência odontológica ela pode vir ao Cemo que será atendida pela equipe de plantão, inclusive aos finais de semana. Para aqueles pacientes que não estão ainda inscritos nas Unidades Municipais de Saúde (UMS) nós emitimos aqui o cartão SUS com a apresentação da identidade, CPF e comprovante de residência, porém mesmo sem cartão SUS o atendimento será realizado”, explica a diretora do Centro, Ana Catarina Tavares.

O Cemo é um Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas vinculado à Secretaria Municipal de Saúde que, na área odontológica, atende os pacientes referenciados das UMSs para atendimento especializado em periodontia, endodontia, cirurgia oral menor, diagnóstico bucal, ortodontia preventiva até 09 anos, pacientes com necessidades especiais, radiologia e bebê clínica para crianças até 02 anos. A urgência odontológica também faz parte dos serviços prestados pelo Cemo.

De acordo com o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, o que diferencia o atendimento de urgência do Cemo é o cuidado de realizar o primeiro atendimento buscando o alívio da dor. “O processo inicial da dor pode ser resolvido na hora, mas é preciso dar seguimento ao tratamento nas UMSs ou no próprio Cemo como centro especializado, completando assim o ciclo terapêutico”, finalizou o secretário.

Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar